Turismo
Turismo alagoano será beneficiado com programa de desenvolvimento do Banco do Nordeste
Atividade integrará ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da instituição nas regiões do Litoral Norte, Baixo São Francisco e Agreste Alagoano
O turismo alagoano receberá novo impulso para incrementar a competitividade econômica dos equipamentos turísticos, introduzir novas tecnologias e inovação aos serviços ofertados, atuar de maneira mais sustentável, e promover a cultura regional. A atividade integrará o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, em três territórios do estado: Litoral Norte, Baixo São Francisco e Agreste. No primeiro deles, o lançamento do programa acontece nesta terça-feira, 01, na Câmara de Vereadores de São Miguel dos Milagres (AL).
O Prodeter é uma iniciativa que busca maximizar a competitividade das atividades econômicas regionais, por meio da implementação de planos de ação territorial e parcerias que incentivam o desenvolvimento de atividades econômicas e a difusão de tecnologias e inovação, incluindo o apoio institucional por meio do crédito, capacitação, pesquisa, intercâmbio entre outras estratégias.
No Litoral Norte, além de São Miguel dos Milagres, integram o programa os municípios de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e Maragogi, bem como agentes econômicos, parceiros locais, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Instância de Governança do Turismo do Litoral Norte.
“Esperamos que o programa contribua para o desenvolvimento do turismo no Litoral Norte do estado, principalmente em relação à competitividade dos empreendimentos. Durante um bom tempo realizamos reuniões com os parceiros institucionais e agentes econômicos para definir as ações, que serão divulgadas no evento de lançamento”, enfatiza o gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz.
Baixo São Francisco e Agreste
O gestor destaca ainda que, até o final do ano, também serão lançados os programas nos territórios do Baixo São Francisco, tendo como cidade sede, Penedo, e do Agreste Alagoano, tendo Arapiraca como polo desse Prodeter.
“Muito importante esse movimento de interiorização do turismo, com ações integradas entre diversos parceiros que atuam com o mesmo propósito de desenvolvimento sustentável”, afirma Manoel Roberto.
De acordo com o executivo, a proposta é desenvolver o turismo em suas múltiplas possibilidades, aproveitando, além das belezas naturais locais, os aspectos históricos e culturais, de realização de eventos e negócios, bem como outras áreas que possam ser trabalhadas para atração de novos investimentos turísticos, gerando emprego e renda.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




