Turismo
Cachoeira do Ximenes: história e muita natureza na Serra da Barriga
Visitantes, que têm à disposição uma paisagem natural no meio da Mata Atlântica, devem estar dispostos a encararem uma trilha não tão fácil de se percorrer
União dos Palmares é um dos municípios com maior importância do turismo histórico e cultural de Alagoas, afinal a Serra da Barriga, abrigou e continua abrigando o Quilombo dos Palmares, maior território quilombola do Brasil durante mais de um século, que servia de ponto de encontro para escravos fugitivos de todo o Nordeste.
Mas ao lado da história, apresenta também belezas naturais indiscutíveis em torno da sua região serrana. E quem não resiste a um bom banho de cachoeira, unido a aventuras e belezas incontáveis, a quase desconhecida cachoeira do Ximenes, é um daqueles lugares que vale a pena conhecer.
Localizada no Sítio Ximenes, a 18 km do centro de União dos Palmares, que fica a menos de 100 km de Maceió, essa cachoeira é cercada de histórias importantes, já que fica bem próxima à famosa Serra da Barriga. Certamente, quem já subiu a serra para visitar a área do Parque dos Quilombos, já ouviu falar da cachoeira, mesmo estando fora do roteiro turístico das agências receptivas.
Os visitantes, que têm à disposição uma paisagem natural no meio da Mata Atlântica, devem estar dispostos a encararem uma trilha não tão fácil de se percorrer. O trajeto até a cachoeira é de difícil acesso, mesmo valendo muito a pena. No caminho o visitante vai encontrar muito verde, e se der sorte, até animais. É uma caminhada de 45 minutos, cheia de subidas e descidas, portanto não recomendado para idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.
Na verdade, é para aventureiros, amantes das trilhas e de longas caminhadas. Mas chegando lá os visitantes irão se deparar com uma vista incrível e um banho na água gelada da cachoeira, que no fundo recompensa todo o esforço. E quem gosta de uma aventura mais radical, as pedras são bem legais para a prática do rapel. Tem gente que vai até de moto até lá, mas não é correto, pelo barulho.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




