Turismo

Cidade de São Miguel dos Milagres é um dos polos turísticos de Alagoas

Município do Litoral Norte tem duas praias que estão entre as mais belas do Nordeste

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 01/03/2025 08h35 - Atualizado em 01/03/2025 08h39
Cidade de São Miguel dos Milagres é um dos polos turísticos de Alagoas
Praia do Toque possui as piscinas naturais mais belas da Rota Ecológica, que encantam visitantes - Foto: Ascom Prefeitura

Localizado bem no meio da Rota Ecológica, além de ser conhecido como meta do turismo de atrações, com suas belas piscinas naturais; meta do turismo de luxo, com suas pousadas de charme; meta dos grandes eventos, com suas festas de Réveillon; meta das construtoras, com seus vários condomínios já prontos ou em construção; meta de ambiciosos projetos; como o Orla dos Milagres, que nunca saiu do papel por falta de interesse da gestão municipal e meta do turismo gastronômico, São Miguel dos Milagres tem duas praias que estão entre as mais belas do Nordeste.

A Praia do Toque, apesar de ser bem parecida com suas vizinhas; Porto da Rua, São Miguel e Riacho; ainda assim é uma praia diferenciada, porque possui as piscinas naturais mais belas da Rota Ecológica, além de ser reduto de pousadas de charme e escolhida por pessoas famosas para férias de fim ano. Há quem se instale ali diretamente do aeroporto Zumbi dos Palmares e só sai para tomar o rumo de casa.

A seu favor a beleza estonteante das piscinas naturais a apenas um quilômetro da praia e a infraestrutura impecável de algumas pousadas, que aliam charme e conforto com a informalidade que o número reduzido de bangalôs permite.

Um diferencial da praia é que as pousadas investiram em gastronomia. Do café da manhã com tapioca recheada com queijo de coalho, iogurte natural caseiro, pães integrais assados na madrugada e sucos diversos, passando pelo recheado cardápio de bondades, com camarão, lagostim, escondidinho de macaxeira e tantas outras delícias, a praia do Toque vai mantendo sua fama e se espalhando como areia fina.

Pousada de charme

É na praia do Toque que está instalada uma das pousadas mais premiadas de Alagoas, já inserida no rol da hotelaria como a Melhor Pousada do Brasil por duas vezes. A Pousada do Toque, instalada no trecho mais belo da praia, bem em frente às piscinas naturais, eleita duas vezes por voto popular como a melhor pousada do Brasil e com inúmeros prêmios e reconhecimento internacional, está completando 25 anos em pleno carnaval.

A pioneira de todas as pousadas de São Miguel dos Milagres foi a responsável por inserir o município e a região no roteiro turístico nacional, tornando-se um dos destinos mais procurados no Brasil.

Pousada ajudou a atrair turistas para o município durante anos

Quando abriu as portas ao público, em março de 2000, em pleno Carnaval, sem divulgação ou badalação, com apenas três quartos e três chalés, ninguém esperaria que a história fosse agir com rapidez. Os hóspedes foram aparecendo aos poucos.

Mas depois de enfrentar o isolamento quase que total nos primeiros meses após a inauguração, devido às fortes chuvas daquele ano, a pousada foi descoberta pelo publicitário Ricardo Freire, colunista da revista VIP, que fazia uma reportagem no litoral norte de Alagoas. Ele ouviu falar na pousada e resolveu se hospedar por lá, sem se identificar.

Relato

“Posso me gabar! Eu fui o primeiro a falar bem da Pousada do Toque. (Não que alguma alma pudesse não falar bem dela, mas alguém tinha que começar, e fico feliz que tenha sido eu.) A história é divertida. Em março de 2000, depois de ler uma notinha sobre a pousada num jornal que comprei ao acaso, fui até São Miguel dos Milagres para visitar. Gostei de cara. A pousadinha -- na época, eram três quartinhos na sede, mais três chalezinhos nos fundos -- mal tinha aberto, chovia a cântaros, e eu pedi um quarto. Era o único hóspede. Na hora do jantar, o dono da pousada me sugeriu um peixe fresco que tinha conseguido, e perguntou se eu queria uma saladinha de entrada. Eu disse que sim. Quando veio a salada, não acreditei: tinha rúcula. Rúcula? Em Alagoas? Como assim? Era da horta orgânica da pousada, me explicou o dono, acrescentando que antes de abrir a pousada ele era chef e dono de restaurante em Maceió”, afirmou.