Turismo
Região metropolitana de Maceió tem as cachoeiras da Geladeira e Pedra Branca
Primeira fica no Litoral Sul de Alagoas, na Barra de São Miguel, e a segunda no município de Pilar
E quem diria que Alagoas tem também uma temporada de cachoeiras. Com a chegada da quadra chuvosa, Alagoas, que é um estado muito rico em belezas naturais como praias entre as mais belas do Brasil, regiões serranas que despontam para o turismo, rios ainda a serem explorados e muitas cachoeiras. São esses locais que tem se transformado em locais perfeitos para admirar a natureza, relaxar, se desconectar, tomar um banho frio e recarregar as energias. Com as chuvas, muitas cachoeiras ganham, apesar de abertas o ano inteiro, uma temporada própria devido ao maior volume de água e trilhas com enorme grau de dificuldade, o que atrai muitos visitantes do turismo de aventura.
E que tal conhecer as duas cachoeiras mais próximas de Maceió. A Cachoeira da Geladeira, no município da Barra de São Miguel, localizada a 15 km da cidade em direção a São Miguel dos Campos, tem seu nome como referência às suas águas geladas e cristalinas. Cercada de densa vegetação, a queda d’água fica próxima a nascente do Rio Niquim. Para chegar ao local, basta seguir a estrada que sai da Barra em direção a São Miguel dos Campos. A entrada para o local é próxima a algumas caixas d’águas suspensas, do lado direito.
Que a Barra de São Miguel é um paraíso, todos já sabem. Pela sua história, pelas praias belíssimas, como a Praia Bonita e a das Conchas e pelo rio Niquim, que serve para deliciosos passeios de jangada sem motor. E para tornar tudo mais excitante e para conhecer um pouco além das belezas naturais urbanas, a surpresa é a Cachoeira da Geladeira, também considerada uma das mais belas de Alagoas.
A pequena queda d’água é formada pelas águas do Rio Niquim, de cor bastante clara, um verde turquesa, que serve para banhos e passeios, já que o lugar é muito explorado por esportistas que gostam de fazer trilha de bike. O “Banho da Geladeira”, como é popularmente conhecido, pertence ao Mosaico do Niquim, composto pelo grupo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que protegem a bacia do rio e que dá nome àquela área.
Três anos atrás, a área foi interditada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que alegou que a interdição se deu por mau uso do local pela população, o que estaria provocando contaminação no Rio Niquim. Todo o local foi cercado e foram instalados portões e placas de alerta sobre a interdição da área. O IMA e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) organizaram um cronograma para realizar o monitoramento constante da Bacia Hidrográfica do Rio Niquim.
Portanto, se alguém quiser conhecer o local, melhor se programar e obter informações sobre os dias que o acesso está aberto.
Já a Pedra Branca é uma cachoeira muito bonita, apesar de pequena, localizada em Pilar. O lugar é muito legal para tomar banho e fazer fotos, depois de percorrer uma pequena trilha. A água da cachoeira é muito gelada. Se for conhecer, levar repelente, pois tem bastante mosquito.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial