Turismo

Santuário Ecológico Santa Tereza reabre ao público

Após 10 meses fechado, local atraiu centenas de pessoas no primeiro dia

Por Claudio Bulgarelli / Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 10/10/2023 08h38
Santuário Ecológico Santa Tereza reabre ao público
Ponto turístico foi fechado por decisão judicial, a pedido de uma das herdeiras do usineiro João Lyra - Foto: Edilson Omena

Depois de 10 meses fechado, o Santuário Ecológico Santa Tereza, em Atalaia, reabriu ao público ontem, atraindo centenas de pessoas, inclusive muitos turistas de outros estados. A reportagem da Tribuna Independente, como único veículo de comunicação convidado a comparecer na reabertura, esteve lá durante toda a manhã. Com uma estrutura bem mais moderna, seis barracas padronizadas, banheiros em alvenaria, amplo estacionamento e sinalização, o santuário pretende se transformar em um dos maiores atrativos de ecoturismo de Alagoas.

São três piscinas ou represas. A principal possui trampolim, onde crianças e adultos se divertem. A segunda tem uma grande bica, além de uma vegetação mais fechada. E a terceira, tem piscina bem menor que as outras e a menos usada. Mas o Santuário vai muito além das piscinas, já que possui uma das maiores coberturas de Mata Atlântica da região, com mais de 30 hectares de floresta e dezenas de árvores centenárias. Além disso, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves aquáticas, tucanos, araras-azuis e vermelhas, além de grande variedade de outros pássaros.

O empreendimento esteve envolvido numa polêmica no início deste ano. Em janeiro, o Santuário, que fica dentro da fazenda Santa Tereza, foi fechado por decisão judicial, depois que uma das herdeiras do usineiro João Lyra, já falecido, a filha mais velha, Lourdinha Lyra, entrou na Justiça pedindo o fechamento do local. No dia de janeiro, um mandado de despejo foi emitido para a desocupação compulsória do imóvel conhecido como Fazenda Santa Tereza, que se encontra dentro do processo da massa falida do Grupo João Lyra.

O local que recebia, na alta temporada, mais de 200 pessoas por dia, entre turistas e moradores locais, deixou também mais de 50 pessoas desempregadas. Os permissionários que atuavam no local se reuniram com o trade turístico, com a prefeita Ceci Rocha e até com o ex-jogador Aloísio Chulapa, para pressionar para que o local fosse reaberto. E depois de 10 meses, reabre novamente ao público, com uma nova administração.

Para a Secretária de Cultura e Turismo de Atalaia, Shirley Nogueira, a reabertura do santuário significa que Atalaia volta a fazer parte do roteiro turístico nacional. “Mas temos também outros atrativos turísticos, como a Igreja Nossa Senhora das Brotas, uma das primeiras edificações religiosas do Brasil e as ruínas da primeira usina de açúcar de Alagoas. No quesito natural temos a Serra da Nacea, ponto mais alto do município. E na culinária temos nosso famoso pirão de Pitu, uma iguaria, além do artesanato”.