Turismo

Cachoeira do Anel, em Viçosa, apresenta seus atrativos

A menos de 90 km de Maceió, a cachoeira, que já foi considerada a mais bela de Alagoas, formada pelas águas do Rio Caçamba, tem também outro nome, Cachoeira Caçamba

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 03/06/2023 08h20 - Atualizado em 03/06/2023 09h22
Cachoeira do Anel, em Viçosa, apresenta seus atrativos
É uma cachoeira de fácil acesso, com trilhas de média dificuldade - Foto: Divulgação

A primeira cachoeira do Roteiro Cachoeiras e Trilhas da Tribuna Independente é a do Anel, em Viçosa, na região da Zona da Mata e no belíssimo Vale do Paraíba. A menos de 90 km de Maceió, a cachoeira, que já foi considerada a mais bela de Alagoas, formada pelas águas do Rio Caçamba, tem também outro nome, Cachoeira Caçamba, devido ao rio de mesmo nome, mas é popularmente conhecida como Cachoeira do Anel devido ao seu acesso principal ser pelo Povoado do Anel, dentro da área da Fazenda Cachoeira Grande.

Nesse cenário de poucas chuvas, apesar do volume de água ser maior e as dificuldades para se chegar aumentadas, a Cachoeira do Anel, que foi escolhida como uma das mais belas do Brasil pelo site Catraca Livre em 2015, deve entrar na lista de qualquer um como uma das cachoeiras que devem ser visitadas em Alagoas. Ela fica a 14 km da zona urbana da cidade e nem os poucos obstáculos devem representar um problema para se chegar. Em linhas gerais, é uma cachoeira de fácil acesso, oferece trilhas com um nível de dificuldade médio, além de propiciar a prática de rapel e com áreas possíveis de acampar. Tem uma descida íngreme de cerca de 150 metros, mas, ao chegar ao lugar, você se encanta, pois a cachoeira é linda, com águas limpas e uma natureza fantástica.

Para quem pretende conhecer, eis algumas informações úteis. Primeiro saber como chegar: o caminho mais fácil é pelo Povoado do Anel, saindo de Viçosa em direção a Paulo Jacinto. Logo depois, após a entrada para Chã Preta, tem uma placa com o nome Cachoeira do Anel, entrando a direita. Seguir pela estrada de barro até o alto do povoado. Depois vai encontrar a porteira da entrada da fazenda, que leva a trilha e a cachoeira. O outro caminho é pela Fazenda Baixa Funda, acesso mais difícil, que tem início à beira do rio Caçamba. A caminhada é bem mais longa, com muitas pedras e áreas de mata. Em ambos os casos, se deve chegar de carro. Mas a experiência é fantástica.

Outros pontos importantes. Nos fins de semana e feriados, especialmente em dias ensolarados, a cachoeira tem muita gente, sobretudo, de pessoas da região. Para quem pretende ir em busca de sossego e dos sons da natureza, melhor é procurar agências de Maceió que já incluíram a cachoeira em seus roteiros durante a semana. Se lembrar ainda de ir com roupas de esporte, tênis, roupas de banho, bastante água, filtro solar e lanches, pois o local não oferece nenhuma logística. A entrada é livre, mas quem for de carro, caso tenha optado pelo povoado do Anel, existe uma taxa para o estacionamento. E por fim, lembrar de recolher o próprio lixo.