Turismo
Prefeito quer nova praia Bandeira Azul em Porto de Pedras
Praia é a única de Alagoas ao lado de outras três nordestinas a ter a certificação
O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, anunciou na terça-feira (22), durante a solenidade de hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Patacho temporada 2022/2023, pela segunda vez consecutiva, vai solicitar à coordenação nacional a inclusão de mais uma praia da cidade no programa.
A praia é a única de Alagoas ao lado de outras três nordestinas a ter a certificação que reconhece, através de rígidos critérios, todo o trabalho com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Durante a solenidade, a coordenadora nacional do programa Leana Bernardi reconheceu o trabalho que vem sendo executado pelo município servindo e que hoje é uma referência para todo o país.
O resultado da certificação, segundo o prefeito Henrique Vilela, é o resultado de uma conjugação de ações planejadas envolvendo o Meio Ambiente, Turismo e Educação. As secretárias Flávio Rego, Zélia Cavalcanti e Marcia Cunha têm executado inúmeras atividades que incluem replantio da restinga, atividades regulares em todas as escolas, incluindo programas como PELD e escola azul, ordenamento de todas as atividades, fiscalização permanente da orla, divulgação do destino, além de toda a infraestrutura do local através do projeto executado em parceria com o governo do Estado, através da Sedetur.
“O reconhecimento é resultado do trabalho que temos feito para consolidar o turismo, valorizando nossas belezas através do meio ambiente sustentável, apoiando nossa gente e oferecendo uma cidade organizada aos que nos visitam”, disse Henrique Vilela, que também destacou o apoio da câmara de vereadores, do ex-governador Renan Filho, dos ex-secretários Rafael Brito, Marcius Beltrão e a atual gestora Caroline Balbino, além do governador Paulo Dantas.
“Essa certificação foi uma conquista muito grande para o Estado de Alagoas. Fizemos um trabalho em conjunto com o município e a população para receber o Bandeira Azul. Ter a renovação de um selo internacional em uma das nossas praias garante o fortalecimento do turismo e a certeza de que temos uma gestão que trabalha pensando também no meio-ambiente”, afirma a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, que foi representada na solenidade pela assessora Andrea Lessa.
Primeira mulher a assumir a chefia do ICMBIO, Roberta Carvalho também hasteou a bandeira a garantiu a continuidade da parceria com o Instituto que vem apresentando resultados positivos no município. Ao lado dela, a executiva do Convention Costa dos Corais, Ana Maria destacou como o selo Bandeira Azul, da praia do Patacho, em Porto de Pedras, tem contribuído para atrair agentes de viagens e turistas para toda a região. “O selo é um benefício para todo o coletivo da Costa e de Alagoas”.
Bandeira Azul
Com critérios rígidos, o programa Bandeira Azul estabelece que praias com sua certificação devem ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que reflita as leis e normas relativas ao uso da praia.
O programa estimula as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o programa tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente em níveis local, regional e internacional.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha