Turismo
Prefeitura e Sedetur realizam cadastro e recadastro da Carteira do Artesão
219 artesãos compareceram para garantir os benefícios alcançados pela ação
A Prefeitura de Coruripe em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realizaram na última terça-feira (15), o cadastro e recadastro da Carteira do Artesão.
A ação, que estava paralisada por conta da pandemia, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado no Pontal e contou com 219 cadastros, entre novas inscrições e renovação.
Para fazer o recadastro, o artesão precisou levar um comprovante de residência, RG, CPF, uma foto 3x4 e a carteira antiga. Já para os que foram fazer a carteira pela primeira vez, além da documentação, eles precisaram levar um trabalho seu já em andamento para dar continuidade, ou começaram a confecção de alguma peça artesanal no local, para ser avaliada pela banca de inscrição.
A artesã e presidente da Associação PontalArt, Leide Santana, destacou a relevância da ação para a classe de artesãos. “As carteiras servem como uma identificação do nosso trabalho, além de nos proporcionar vários benefícios que nos ajudam e nos incentiva a continuar fazendo o que amamos fazer, que é o artesanato regional”, pontuou.
Gastão Lessa, secretário de Indústria, Comércio, Economia Solidária, Pesca e Aquicultura, falou o quanto a força do artesanato é importante para o município e como ações como essa ajudam e viabilizam o trabalho do artesão.
“Coruripe está sendo o primeiro município de Alagoas a fazer a renovação das carteiras após a paralisação devido à pandemia, e isso é muito significativo para nós. Pois mostra que Coruripe está se tornando um local de inspiração quando se fala em artesanato em nosso estado”, finalizou.
Benefícios
Os benefícios garantidos pelo programa são: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento; e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação 'Aqui tem Alagoas Feita à Mão'.
Além dos benefícios já previstos no programa, o artesão recebe kit com identidade visual do programa para comercialização, tem acesso à linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), participa de capacitações promovidas pelo Governo do Estado e de editais de seleção para feiras e eventos locais e nacionais.
Com a carteira nacional em dia, o artesão tem, ainda, a oportunidade de participar de rodadas de negócios e expedição de lojistas e concorrer a títulos como o de Patrimônio Vivo do Estado, além de ter acesso a carteira nacional de Mestre Artesão.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha