Saúde

Projeto Samu nas Escolas leva conscientização e primeiros socorros a estudantes do conjunto Salvador Lyra

Visita de alunos à ambulância gerou muitas expectativas e curiosidade sobre o serviço do Samu

Por Samu 17/11/2025 12h41
Projeto Samu nas Escolas leva conscientização e primeiros socorros a estudantes do conjunto Salvador Lyra
Acadêmicos conduziram dinâmicas sobre temas como engasgos, desmaios e choques elétricos - Foto: Samu

O Projeto Samu nas Escolas (PSE) promoveu mais uma edição de suas ações educativas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Haroldo da Costa, localizada no Conjunto Residencial Salvador Lyra, bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A iniciativa ocorreu na sexta-feira, destinada a alunos com idade entre 6 e 16 anos com atividades lúdicas sobre primeiros socorros, além de informações sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uso consciente do número 192.

Coordenado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu 192, o PSE tem se consolidado como um dos projetos relevantes do serviço de urgência e emergência porque ajuda a salvar vidas.





Segundo a coordenadora do Samu de Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, o diferencial do projeto está em sua natureza cidadã. “O Samu nas Escolas não apenas informa, mas forma cidadãos conscientes. Ensina as crianças e adolescentes que o Samu salva vidas, mas também que os trotes atrapalham — e muito. Quando alguém faz uma brincadeira com o 192, outra pessoa deixa de ser atendida a tempo. Um trote pode significar a perda de uma vida”, destacou.

A diretora geral da escola, Maisa Malta de Souza, reforçou a importância da parceria. “A iniciativa do Samu, em parceria com a escola, é necessária. Diariamente vivenciamos situações que poderíamos administrar inicialmente se tivéssemos conhecimentos básicos de primeiros socorros. A escola é o maior disseminador de informações, e podemos levar esses ensinamentos a outros grupos, trazendo benefícios a um número maior de pessoas”, afirmou. Ela ainda ressaltou que, ao receberem o conteúdo, os estudantes passam a refletir sobre a relevância do serviço: “Eles entendem que o tempo é crucial e que os trotes não são brincadeira — são atos que prejudicam toda a sociedade”.

Durante a ação, acadêmicos de Medicina e Enfermagem da Ufal, selecionados pelo projeto, conduziram dinâmicas sobre temas como engasgos, desmaios, choques elétricos, quedas e queimaduras. Após as apresentações, os alunos visitaram uma ambulância do Samu estacionada no pátio da escola. A experiência despertou grande curiosidade: os estudantes puderam ver de perto os equipamentos utilizados no atendimento pré-hospitalar, entender como funciona uma ocorrência real e fazer inúmeras perguntas aos profissionais.





Geração consciente


“Foi incrível ver como eles se engajaram. A visita à ambulância gera expectativa, curiosidade e dinamismo. Isso torna o aprendizado mais significativo”, completou a diretora Maisa.

O Projeto Samu nas Escolas realiza suas ações todas as sextas-feiras, nos horários de 7h30 e 13h30. Escolas interessadas em receber a iniciativa devem entrar em contato com o Setor de Serviço Social do Samu pelo e-mail [email protected] , informando a faixa etária dos alunos para agendamento da atividade.

Com abordagem pedagógica e humanizada, o PSE segue cumprindo seu papel de salvar vidas, também na formação de uma nova geração consciente e solidária.