Saúde

Casos de sífilis já superam todos registros de 2024

Até agora, Maceió teve 1.961 ocorrências em adultos, segundo Secretaria Municipal

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 23/10/2025 08h36
Casos de sífilis já superam todos registros de 2024
Sífilis é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode levar a sérios problemas de saúde caso o paciente não se trate - Foto: Divulgação

Maceió registrou 1.961 casos de sífilis em adultos de janeiro, até então. O número já é bastante superior ao registrado em todo o ano passado, quando foram contabilizados 1.570 casos.

De janeiro até agora, 514 gestantes adquiriram a doença. Em todo o ano passado, foram contabilizadas 524 gestantes com sífilis. A sífilis congênita, registradas em menores de 1 ano, alcançaram 161 do começo do ano até agora. Em todo o ano passado, foram 183 casos.

Os números foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. O tratamento da doença é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.
Conforme a técnica do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais, Tereza Carvalho, a prevenção da sífilis adquirida ocorre através de sexo protegido, da sífilis congênita por meio de pré-natal adequado.

“É importante realizar testes rápidos com regularidade, ao menos uma vez ao ano a depender do estilo de vida em períodos mais reduzidos, confirmar diagnóstico com exame laboratorial e realizar o tratamento corretamente cumprindo o cronograma estabelecido por profissional de saúde. O tratamento é simples, rápido e se realizado corretamente e em tempo oportuno promoverá a cura e evitará sequelas” ensinou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não disponibilizou as estatísticas da doença este ano. No ano passado, o estado registrou 2.909 casos da doença de forma adquirida. Outros 1.181 registros em gestantes e mais 416 casos de sífilis congênita.

A responsável técnica da sífilis em Alagoas, Hillary Gabriela dos Santos Oliveira, lembrou que a prevenção da sífilis é feita através do uso de preservativo em todas as relações sexuais e a prevenção da sífilis congênita é o tratamento da gestante e do parceiro sexual.

Segundo ela, o tratamento é realizado pela administração da Penicilina Benzatina (Benzetacil).