Saúde
Casos de sífilis já superam todos registros de 2024
Até agora, Maceió teve 1.961 ocorrências em adultos, segundo Secretaria Municipal
Maceió registrou 1.961 casos de sífilis em adultos de janeiro, até então. O número já é bastante superior ao registrado em todo o ano passado, quando foram contabilizados 1.570 casos.
De janeiro até agora, 514 gestantes adquiriram a doença. Em todo o ano passado, foram contabilizadas 524 gestantes com sífilis. A sífilis congênita, registradas em menores de 1 ano, alcançaram 161 do começo do ano até agora. Em todo o ano passado, foram 183 casos.
Os números foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. O tratamento da doença é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.
Conforme a técnica do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais, Tereza Carvalho, a prevenção da sífilis adquirida ocorre através de sexo protegido, da sífilis congênita por meio de pré-natal adequado.
“É importante realizar testes rápidos com regularidade, ao menos uma vez ao ano a depender do estilo de vida em períodos mais reduzidos, confirmar diagnóstico com exame laboratorial e realizar o tratamento corretamente cumprindo o cronograma estabelecido por profissional de saúde. O tratamento é simples, rápido e se realizado corretamente e em tempo oportuno promoverá a cura e evitará sequelas” ensinou.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não disponibilizou as estatísticas da doença este ano. No ano passado, o estado registrou 2.909 casos da doença de forma adquirida. Outros 1.181 registros em gestantes e mais 416 casos de sífilis congênita.
A responsável técnica da sífilis em Alagoas, Hillary Gabriela dos Santos Oliveira, lembrou que a prevenção da sífilis é feita através do uso de preservativo em todas as relações sexuais e a prevenção da sífilis congênita é o tratamento da gestante e do parceiro sexual.
Segundo ela, o tratamento é realizado pela administração da Penicilina Benzatina (Benzetacil).
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




