Saúde

UNINASSAU Maceió leva cinesioterapia para os colaboradores da AlmavivA

Atendentes de telemarketing realizaram exercícios físicos curtos e específicos para prevenir doenças ocupacionais e fortalecer a musculatura

Por Assessoria 13/10/2025 15h08
UNINASSAU Maceió leva cinesioterapia para os colaboradores da AlmavivA
Atendentes de telemarketing realizaram exercícios físicos curtos e específicos para prevenir doenças ocupacionais e fortalecer a musculatura - Foto: Assessoria

A UNINASSAU Maceió realizou, na sexta-feira (10), uma ação de ginástica laboral voltada aos colaboradores da AlmavivA Experience, com o objetivo de reduzir desconfortos e promover o bem-estar físico dos atendentes de telemarketing. A atividade contou com a participação dos estudantes do curso de Fisioterapia da Instituição de Ensino Superior (IES), que aplicaram técnicas fisioterapêuticas, ofereceram orientações posturais e realizaram massagens relaxantes.

De acordo com Fátima Reis, coordenadora do curso de Fisioterapia da IES, a cinesioterapia laboral é composta por exercícios físicos curtos e específicos, realizados no local de trabalho, visando prevenir doenças ocupacionais, aliviar dores, fortalecer a musculatura e melhorar a coordenação motora. “O trabalho envolve contrações isométricas intensas, causando desconforto muscular sem o devido preparo. Essa prevenção ocorre por meio de alongamentos e exercícios de contração concêntrica e excêntrica. Profissionais de telemarketing devem manter o corpo ativo com musculação e exercícios físicos, fortalecendo especialmente punhos, cervical, região torácica e lombar”, disse.

Manoel Soares, técnico de segurança do trabalho da AlmavivA, explicou que as principais demandas dos colaboradores estão relacionadas à ergonomia, especialmente ao longo período em que permanecem sentados. “A parceria com a UNINASSAU é fundamental por proporcionar um momento de cuidado com a saúde, favorecendo o alongamento e o alívio de desconfortos pontuais. Realizamos frequentemente exercícios ergonômicos e oferecemos orientações sobre postura adequada durante o trabalho”.

No caso de Taynara Shayene, representante de atendimento da AlmavivA, ela sente mais desconforto na coluna, por passar longos períodos sentada, e nas mãos, devido ao uso constante do teclado. “Os exercícios ergonômicos me ajudaram a alongar e aliviar exatamente essas áreas do corpo mais sobrecarregadas. É uma iniciativa muito importante promovida pelo RH da empresa em parceria com a IES. Momentos como esse proporcionam bem-estar e tornam a rotina de trabalho mais leve e saudável”, afirmou.

Maria Alícia Mendonça, estudante do 4º período do curso de Fisioterapia, destacou o aperfeiçoamento que ela e seus colegas da graduação desenvolvem ao participar de experiências externas e de maior interação com o público. “Já participei de outros eventos, e cada um tem sido uma vivência enriquecedora. Cada vez mais me sinto à vontade para me comunicar com os pacientes e aplicar, na prática, o aprendizado da sala de aula. Além disso, essas atividades têm contribuído para o desenvolvimento da minha autoconfiança e segurança profissional”.