Saúde

Juceal e Hemoal promovem dia de doação de sangue com servidores

Iniciativa busca aumentar a conscientização sobre a importância deste gesto de amor à vida

Por Juceal 09/07/2025 15h54
Juceal e Hemoal promovem dia de doação de sangue com servidores
A ação aconteceu na sede da Juceal, situada no bairro Pinheiro, em Maceió - Foto: Mayara Tolezi

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveram, nesta quarta-feira (9), um dia voltado à doação voluntária de sangue. A ação aconteceu na sede da Juceal, situada no bairro Pinheiro, em Maceió.

Reunindo servidores e clientes dos serviços oferecidos pela autarquia, o objetivo da ação foi salvar vidas e ajudar a melhorar o estoque sanguíneo no estado, conforme destacou o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, que se tornou doador por meio da coleta itinerante.

“A gente fica feliz em ter essa iniciativa aqui na Junta Comercial. Procuramos o Hemoal para fazer essa ação e, felizmente, teve uma boa adesão dos nossos colaboradores, que chamaram alguns parceiros e amigos que também quiseram vir para fazer a doação. Não tenho dúvidas que faremos novas edições. Enquanto a gente estiver aqui à frente da Junta Comercial, vamos sempre tentar ajudar esse banco de sangue”, garantiu.





Para a assistente social responsável pela ação, Rayara Andrade, a doação voluntária é uma demonstração de empatia por parte dos servidores.

“Quero agradecer por essa oportunidade. Muitos não sabem, mas uma bolsinha de sangue pode salvar até quatro vidas e essa ação só dura em torno de 15 minutos. Para aqueles que nunca doaram, eu reforço a importância desse ato de amor ao próximo’’, destacou.

Durante o dia de coleta, antes da realização dos procedimentos, o médico Paulo de Tarso fez a triagem dos pacientes, verificando, por meio da sorologia, a saúde dos possíveis doadores.

Para doar sangue, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como, por exemplo:

- Ter entre 16 e 69 anos;

- Estar acima de 50 quilos;

- Não ter hepatite B, hepatite C, doença de Chagas, sífilis, Aids (HIV), HTLV;

- Estar bem alimentado e descansado;

- Não ter fumado nas últimas 12h ou ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 2h.

A ação também permitiu uma aproximação maior dos servidores da Juceal aos serviços do Hemoal. Para Karoline Barros, que integra o setor jurídico da Junta Comercial e que doou sangue pela segunda vez, a coleta de sangue é um ato admirável.

“Eu me sinto imensamente feliz ao doar sangue, porque, às vezes, não dá para fazer muito pelo outro, mas o mínimo já ajuda bastante”, pontuou.