Saúde
Especialista orienta o que fazer em caso de queimaduras nos pequenos

Fogueira. Fogos de artifício. Brincadeiras. O mês de junho é marcado pelas festas juninas, principalmente na região Nordeste. A enfermeira Lettizia Fernandes, da Comissão de Pele do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, orienta pais e responsáveis sobre o que fazer em caso de queimaduras nos pequenos nessa época do ano.
Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre 2023 e 2024, foram registradas cerca de 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes devido a acidentes com queimaduras no Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, o SUS registra aproximadamente 20 hospitalizações diárias por queimaduras na faixa etária de zero a 19 anos.
Durante as festas juninas, os casos de queimaduras em crianças podem aumentar por conta dos costumes da época, que incluem fogos de artifício e fogueiras. A especialista explica que pais e responsáveis devem ficar atentos e podem adotar algumas medidas de prevenção.
“Primeiro, é importante vigiar nossos filhos quando estiverem com fogos ou próximos às fogueiras, independentemente da idade. Outra forma de prevenção é fortalecer a pele com banhos mais frios e hidratação. Além da ingestão de água, é necessário hidratar a pele com cremes terapêuticos pelo menos duas vezes ao dia. Banhos quentes e sabonetes em barra devem ser evitados, pois ressecam a barreira cutânea”, acrescenta a enfermeira.
E quando acontece a lesão?
A especialista do Hospital da Criança de Alagoas afirma que é fundamental manter a calma e evitar o uso de pomadas, corticóides, antibióticos e até alimentos, como manteiga e vinagre. Esses itens podem agravar a ferida causada pela queimadura.
“A primeira coisa a ser feita é colocar água corrente na área da lesão. A partir disso, o responsável deve verificar o estado da ferida. Para cada tipo de lesão, realizamos um tratamento diferente, porque cada ferida afeta as camadas da pele de forma distinta. Iremos resfriar e hidratar o local lesionado”, reforça a profissional.
A enfermeira Lettizia Fernandes também explica que, se a ferida estiver aberta, é necessário limpá-la com água ou soro fisiológico e cobri-la com gaze. Fechar a ferida auxilia na cicatrização e evita infecções. Caso a lesão seja grave, é preciso levar a criança com urgência a um local especializado em queimaduras. Em Alagoas, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) fica no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos
-
4Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
5Produções
Geo Toy, um dos maiores estúdios de toy art no Brasil, apresenta LUGE, seu primeiro colecionável autoral