Saúde

Trabalhadores do Veredas suspendem temporariamente manifestações em frente ao hospital

Trabalhadores realizaram assembleia nesta segunda-feira (2) e deram voto de confiança à nova direção

Por Assessoria 02/12/2024 17h52 - Atualizado em 02/12/2024 17h59
Trabalhadores do Veredas suspendem temporariamente manifestações em frente ao hospital
Assembleia aconteceu nesta segunda-feira (2) - Foto: Assessoria

Em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira (2), os trabalhadores do Hospital Veredas concordaram em suspender temporariamente os atos em frente ao Hospital como sinal de confiança à nova direção da instituição, que deve ser fiscalizada por uma comissão interventora composta de um integrante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), um da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) e um conselheiro do próprio Veredas.

Lembrando que a própria intervenção por parte das Secretarias de Saúde foi algo que os Sindicatos e trabalhadores apoiam, por isso o voto de confiança e a esperança de que tudo seja realmente equalizado a bom termo para todos os envolvidos, principalmente para os trabalhadores.

GREVE CONTINUA

Os Sineal, Sateal, Sintraeal, Sindfal e SEESSE informam que a greve continua. O que foi suspenso, temporariamente, foram os atos em frente ao Hospital. “Estamos abertos à negociação, mas não pode haver tranquilidade enquanto os trabalhadores ainda amargam atrasos nos pagamentos. Há mais de vinte anos que vivemos esta realidade cruel no Veredas. Foi preciso que realizássemos atos na principal avenida da capital alagoana para chamar a atenção da sociedade e consequente agilização de uma solução para os graves problemas do Hospital. Nosso dever é salvar vidas e dar o atendimento mais profissional possível aos nossos pacientes. Mas, infelizmente, por absoluta culpa de gestões desastrosas, chegamos a este ponto de ter que realizar os atos na Avenida Fernandes Lima”, disse Cinthia Carvalho, presidente do Sineal.

APELO

O pedido de suspensão dos atos foi feito pela direção do Hospital durante reunião na manhã desta segunda-feira com trabalhadores e representantes dos Sindicatos.

A informação que foi repassada na reunião é que já foi feito um levantamento dos valores devidos ao Hospital pelas Secretarias e que também há um plano de trabalho definido. Apesar destas informações, ainda não há data prevista para o pagamento das dívidas trabalhistas. Foi anunciado também que haverá a contratação de uma empresa para gerir o Hospital.

O que se espera é que até a próxima sexta-feira (6), com a Comissão Interventora estabelecida e com as tratativas já realizadas na SESAU e SMS, possa haver a liquidação das dívidas salariais, abrindo caminho para a efetiva equalização dos problemas vividos até agora.

Atualmente, o Hospital ainda deve aos enfermeiros a folha de Outubro/2024 o complemento do piso de Outubro/2024 e 30% do piso de setembro/2024.

Os representantes sindicais também levantam a preocupação quanto ao passivo já em aberto, no caso a folha de novembro/2024, 50% do décimo terceiro e pagamento em dia dos salários a partir de agora.