Saúde

Unimed promove “Juntos Pela Prevenção” para conscientização do combate aos cânceres de mama e de próstata

Ação é gratuita e ocorre neste domingo, a partir das 8h, na rua fechada, próximo ao Marco dos Corais, na orla de Ponta Verde

Por Assessoria 25/10/2024 15h28
Unimed promove  “Juntos Pela Prevenção” para conscientização do combate aos cânceres de mama e de próstata
O evento será na rua fechada, próximo ao Marco dos Corais, na Ponta Verde - Foto: Divulgação

Para marcar a transição de outubro para novembro, a Unimed Maceió realizará, neste domingo (27), das 8h às 12h30, o evento "Juntos Pela Prevenção". O tema abordará as campanhas discutidas nestes dois meses: o combate aos cânceres de mama e da próstata. Com uma programação especial, a iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar da comunidade, engajando todos em uma ação de conscientização e prevenção. O evento será na rua fechada, próximo ao Marco dos Corais, na Ponta Verde.

O momento contará com um estande, em parceria com o Espaço Viver Bem da Unimed Maceió, repleto de jogos interativos, como a Roleta da Saúde, que trará perguntas e respostas oferecendo informações valiosas sobre a prevenção dessas doenças. Os participantes também poderão explorar a Quitanda Saudável, que estará cheia de frutas da estação, e o Carrinho de Picolé, que levará diversos sabores refrescantes e saudáveis aos participantes.

Além disso, a atividade Bikes de Suco permitirá que os visitantes pedalem para produzir seu próprio suco, promovendo a atividade física de forma interativa e divertida. A programação também contará com a aferição gratuita de pressão arterial e glicemia. Durante todo o evento, colaboradores, gerentes e diretores de diversas áreas da Cooperativa estarão presentes em apoio às causas. Para responder dúvidas frequentes e persistentes sobre os temas abordados, os médicos cooperados da Unimed Maceió, Dr. Alexandre Calado (mastologista), Dr. Divaldo Alencar (oncologista) e Dr. Renato Melon (urologista) também estarão à disposição do público.

A importância das campanhas são fundamentadas através dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), destacando que, no período de 2023 a 2025, surjam cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama - correspondendo a um risco estimado de 66,54 a cada 100 mil mulheres -, e 71.730 de câncer de próstata no Brasil - correspondendo a um risco estimado de 67,86 a cada 100 mil homens. Em ambas as situações, a detecção precoce aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e cura.

Divaldo Alencar, oncologista clínico e Coordenador médico da Oncologia e Centro de Terapia Assistida (CTA) da Unimed Maceió, ressalta a importância do evento, afirmando que a conscientização é a chave para a detecção precoce. "Eventos como este não apenas informam, mas, também, empoderam a comunidade a tomar medidas proativas em relação à sua saúde”, destaca.

O oncologista aborda alguns pontos a respeito dos cânceres de mama e de próstata. De acordo com o Divaldo, a prevenção pode ser alcançada através da adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, a manutenção de um peso adequado e a abstinência do tabagismo. Além disso, é fundamental que as mulheres consultem seus médicos e realizem os exames de imagem recomendados, além da mamografia, como a ultrassonografia das mamas.

No contexto da saúde do homem, é essencial que pessoas com antecedentes familiares de neoplasia de próstata e afrodescendente iniciem o check-up aos 40 anos, visto que estes grupos têm maior predisposição. Para o restante dos homens, pode-se começar a investigação a partir dos 45 anos. “A melhor forma de aumentar as chances de cura é realizar o diagnóstico precoce com a ajuda das medidas de rastreamento”, finaliza.