Saúde
Hospital da Mulher comemora 5 anos de inauguração com quase 58 mil atendimentos
Do total, a unidade hospitalar é a responsável por realizar 19.332 partos desde 2019
O Hospital da Mulher (HM), em Maceió, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e referência na atenção à saúde da mulher e na assistência materna, celebra 5 anos de inauguração neste domingo (29). A unidade hospitalar, que foi referência no atendimento às vítimas da Covid-19 durante o período pandêmico, contabiliza 57.934 mil atendimentos realizados, nessa meia década de funcionamento.
Do total de atendimentos, são 29.757 internações, 11.382 procedimentos cirúrgicos e 576.174 exames. No âmbito da assistência obstétrica, a Maternidade do HM foi a responsável pelo nascimento de 19.332 pequenos alagoanos, desde a inauguração, em 2019.
Beneficiada
Paciente do HM desde a inauguração, a aposentada Ana Raposo, de 70 anos, relata a experiência de ser atendida na primeira unidade hospitalar voltada, exclusivamente, à saúde da mulher alagoana. “Realizo meus exames e consultas ginecológicas de rotina, porque sou bem atendida, com os melhores profissionais, que me tratam com muita atenção, gentileza e carinho”, destaca a usuária.
O relato da paciente Ana Raposo, segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, é a prova da eficiência e da qualidade da assistência prestada pelo HM. "Neste dia 29 de setembro, os nossos parabéns a todos os que fazem o Hospital da Mulher, é um exemplo de excelência na assistência integral à mulher alagoana", enfatiza o gestor da Sesau.
Serviços inovadores
A diretora geral do HM, Yarin Rocha, relembra que, nos últimos anos, a unidade cresceu e implantou serviços importantes para os alagoanos. Além de contar com os Ambulatórios de Endometriose e Planejamento Reprodutivo, a unidade é a executora dos Projetos Respirar e do Plano Emergencial de Oncologia.
“É com muita alegria que, nestes 5 anos, atendemos milhares de alagoanos, oferecendo serviços importantes para a assistência em saúde. Durante a Pandemia de Covid-19, o HM salvou mais de mil de vidas e, além de projetos inovadores, como o Ambulatório de Planejamento Reprodutivo, também contamos com uma Sala de Apoio à Amamentação e a Área Lilás, que é referência no Estado para assistir as vítimas de violência”, ressalta Yarin Rocha.
Empenho dos colaboradores
A diretora geral do HM também destaca que o empenho dos colaboradores tem sido fundamental nestes 5 anos de funcionamento da unidade hospitalar.
“Somos gratos aos nossos profissionais, que trabalham para melhor atender os pacientes, bem como, ao apoio do governador Paulo Dantas, que não mede esforços para continuar investindo em saúde pública de qualidade para todos os alagoanos”, enfatiza Yarim Rocha.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial