Saúde
Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió registra quase 20 mil doações de sangue nos dois anos de funcionamento
Inaugurada no dia 2 de setembro de 2022, após receber investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 55,9 milhões, a Unidade Via Expressa do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, completa dois anos de funcionamento nesta segunda-feira (2). Localizado em prédio anexo ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, o órgão dispõe de ampla e moderna estrutura física, além de equipamentos de última geração, e contabilizou, desde a sua inauguração, 19.900 doações de sangue.
Entre os milhares de doadores de sangue que já praticaram o gesto nobre está o estudante universitário Pedro Duran. Ele, inclusive, preside o Projeto de Extensão Hemo Mais, idealizado pelo Centro Universitário de Maceió (Unima), que visa conscientizar e promover a doação voluntária de sangue.
"Como estudante da área da saúde, sei da importância que a doação de sangue representa no tocante à assistência aos pacientes internados ou que fazem tratamento de doenças como a Leucemia, por exemplo. Por isso, um grupo de estudantes da Unima se uniu e criou o Hemo Mais, onde atuamos em parceria com o Hemoal para conscientizar a população sobre o gesto nobre que representa doar sangue, já que pode meio dele, é possível salvar até quatro vidas", frisou Pedro Duran.
Também nestes dois anos de funcionamento, a Unidade Via Expressa do Hemoal contabilizou o cadastro de 2.465 candidatos à doação de medula óssea. Entre eles está o sertanejo de Santana do Ipanema Wendel Salviano Mendonça, que, inclusive, fez a doação para seu filho, o estudante Kauanderson Bezerra Mendonça, de 12 anos, que foi diagnosticado com aplasia medular, doença que afeta a produção das células do sangue.
“O Hemoal foi o nosso suporte, tanto para prestar assistência para meu filho, quanto para realizar meu cadastro como doador de medula óssea. É um local de primeiro mundo, onde além da grande estrutura física, conta com profissionais dedicados, capacitados e humanos”, relatou Wendel, ainda emocionado com o fato de ter conseguido salvar a vida do filho, que brinca e corre entre as ruas de Santana do Ipanema.
Estrutura
Além da estrutura física moderna, a Unidade Via Expressa conta com 14 poltronas para coleta de sangue, que são estrategicamente distribuídas em um ambiente amplo, confortável, climatizado e com acesso a wi-fi. O serviço, que fornece sangue para as maternidades e hospitais situados na capital alagoana e nos 55 municípios da Grande Maceió, Litorais Norte e Sul, Vale do Paraíba e Zona da Mata, atende a todos os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e dispõe de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.
Assim como a Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), a Unidade Via Expressa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h. “Para nós que fazemos o Hemoal, é motivo de orgulho e satisfação atuarmos em um serviço de saúde, como a Unidade Via Expressa. Nossa equipe multidisciplinar é fantástica, mas contarmos com uma estrutura física moderna e que atende aos padrões da Anvisa nos motiva a continuarmos atuando para salvarmos a cada dia mais vidas”, enfatizou a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Hematologia
Além de captar doadores de sangue e medula óssea, a Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió dispõe do Núcleo de Hematologia, que diagnostica e trata dos pacientes acometidos pelas doenças do sangue, como a Hemofilia e a Anemia Falciforme. O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e conta com 20 leitos, sendo 11 adultos, sete pediátricos e dois de isolamento.
O Núcleo de Hematologia dispõe, também, de uma equipe multiprofissional altamente capacitada, que atua em consonância com o Núcleo Laboratorial. Com isso, são realizadas biópsias de medula óssea, mielogramas, exsanguineotransfusões, sangrias terapêuticas, terapias de reposição enzimática, infusões de ferro venoso, além de realizar a aplicação e distribuição dos fatores VIII e IX nos pacientes acometidos por hemofilia.
Para se ter ideia do alto poder de resolutividade dos Núcleos de Hematologia e Laboratorial da Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió, nos dois anos de funcionamento foram realizados 80.090 atendimentos hematológicos, entre consultas e procedimentos. Com relação aos exames, foram 74.515, sendo 39.911 voltados aos doadores de sangue e 34.604 destinados aos pacientes hematológicos.
Excelência
O secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Éder Correia, destacou que a unidade é a prova de que é possível assegurar um serviço público de saúde com excelência. A mensagem do gestor foi proferida na manhã desta segunda-feira (2), durante a cerimônia comemorativa pelos dois anos de funcionamento do equipamento de saúde, que contou com a apresentação musical do cantor Igbonan Rocha.
"Para nós que fazemos a saúde pública de Alagoas é motivo de muito orgulho dispormos de uma unidade deste porte. A Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió é um exemplo de excelência, não apenas pela estrutura moderna e pelos equipamentos de última geração, mas, também, pelos profissionais altamente capacitados e comprometidos", enalteceu Éder Correia, ao discursar em nome do secretário de Estado da Saúde,. médico Gustavo Pontes de Miranda.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 23 pessoas morrem
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha