Saúde

Enfermagem realizará manifestações na porta da Secretaria de Saúde de Maceió

Trabalhadores do Hospital Sanatório cobram complemento do piso, recurso federal atrasado desde dezembro de 2023

Por Assessoria 02/09/2024 14h50 - Atualizado em 02/09/2024 15h43
Enfermagem realizará manifestações na porta da Secretaria de Saúde de Maceió
Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Ascom SMS

Auxiliares e Técnicos do Hospital Sanatório estão, desde o início do ano, cobrando da gestão municipal da saúde da Prefeitura de Maceió o pagamento do complemento do piso salarial da enfermagem, recurso enviado pelo governo federal para ser repassado aos profissionais da unidade e que está retido nos cofres do município desde dezembro de 2023.

Desde então, semanalmente as entidades sindicais buscam informações sobre o andamento do processo para pagamento. “Toda semana somos informados de que o processo para liberação dos recursos está em tramitação, e nessa conversa já se passaram oito meses”, destaca o presidente do Sateal, Mário Jorge.

As categorias estão na expectativa desses recursos chegarem em suas contas. Inconformados com a lentidão do processo e da falta de transparência da gestão, os profissionais se preparam para a realização de manifestações em frente à sede da secretaria municipal de saúde.

“A prefeitura tem até a próxima quarta-feira (04) para dar uma posição com data de pagamento, inclusive. Caso até lá não haja retorno, vamos para a rua denunciar a situação a sociedade”, completa Mário, destacando que os recursos são de origem federal e sua destinação é exclusivamente para as categorias.

A unidade é contemplada por destinar mais de 60% dos atendimentos aos pacientes do SUS. A Prefeitura de Maceió é a responsável por receber e repassar os recursos.