Saúde
Hospital da Cidade é o primeiro hospital público de Alagoas com acreditação nível 3 da ONA
Hospital da Cidade mantém a certificação máxima que comprova o alto padrão de qualidade em saúde e segurança do paciente; conquista vem logo após a obtenção do selo GPTW e coloca o HC entre os melhores do Brasil
É para entrar para a história. Com apenas cinco meses de atividades, o Hospital da Cidade (HC) de Maceió, gerenciado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), conquistou a manutenção do selo “Nível 3 - Acreditado com Excelência”, a certificação máxima da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
“É um grande ganho para o município de Maceió e para o nosso paciente”, destacou o diretor técnico do HC, Dr. Rogério Bernardo. “São poucos hospitais municipais no Brasil que têm essa certificação. Isso significa a garantia de um processo de trabalho bem elaborado e planejado, e uma execução focada na excelência do atendimento ao paciente”, acrescentou.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
“O ISAC investe há anos em qualidade dos serviços e processos, e o selo Nível 3 de Acreditação da ONA é o resultado de tudo isso”, afirma Yasmmyny Moura, gestora de Qualidade do ISAC. “Ter um hospital público municipal com este nível de excelência significa que ele atende tanto os requisitos de segurança do paciente e de comunicação entre a gestão, quanto cumpre com os fluxos de melhorias contínuas, oferecendo sempre o melhor serviço ao paciente”, conclui.
Para ser acreditada, a organização precisa, comprovadamente, atender aos requisitos da ONA, como Segurança do Paciente, Qualidade Assistencial e Excelência em Gestão, reconhecidos internacionalmente.
Por tudo isso, a obtenção deste nível de acreditação é um marco extremamente significativo para o HC, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade, segundo afirma o Dr. Fábio Gastal, CEO da ONA.
“Além de proporcionar um ambiente mais seguro e eficiente para os colaboradores, a acreditação impulsiona o investimento contínuo no desenvolvimento profissional de toda a equipe, assegurando que todos estejam alinhados com as melhores práticas e normas internacionais de atendimento. Isso se reflete diretamente na melhoria dos resultados clínicos e na satisfação dos pacientes”, reforça.
Acreditado com Excelência
De acordo com a ONA, o selo de acreditação “Nível 3 - Acreditado com Excelência” é concedido à instituição que atender os seguintes critérios:
- Cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
- Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Selo GPTW
A conquista do maior selo de qualificação da ONA veio logo após outra, obtida no início de julho: o selo GPTW, com o índice de 94% de aprovação dos colaboradores, destacando o HC como um ótimo lugar para trabalhar, em Alagoas.
Em atuação desde a década de 1980, a consultoria global GPTW ou Great Place to Work é mundialmente reconhecida, tanto por clientes quanto pelos talentos disponíveis no mercado, e possui um dos certificados mais importantes no que se refere à gestão de pessoas nas empresas.
Isso porque o selo GPTW indica, na perspectiva dos colaboradores, quais são as melhores empresas para trabalhar e se desenvolver. E para conseguir a certificação, a organização é submetida a uma pesquisa anônima, onde os colaboradores avaliam uma série de critérios relacionados ao ambiente de trabalho, clima organizacional e gestão de pessoas.
UPAs de Maceió acreditadas
O Hospital da Cidade é a terceira unidade de saúde, sob gestão do ISAC, em Maceió, a conseguir uma certificação da ONA.
Duas das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sob os cuidados da instituição, foram certificadas com o selo “Nível 2 - Acreditado Pleno”, a UPA Benedito Bentes e a UPA Trapiche da Barra.
Além disso, essas duas UPAs também conquistaram selos GPTW, em julho, e são consideradas pelos próprios colaboradores como ótimas empresas para trabalhar, com 84% e 88% de aprovação, respectivamente, enquanto a UPA Santa Lúcia, também gerida pelo ISAC, alcançou 95% de aprovação.
E tem mais. Tanto a UPA Benedito Bentes quanto a UPA Trapiche da Barra são os únicos prontos atendimentos de Alagoas, atualmente, que detém o cobiçado selo Diamond da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios, multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha