Saúde
Cirurgias ortognáticas estão mudando a vida de muitas pessoas
Muitas pessoas sofrem com a mandíbula proeminente, que consiste na aparência de um queixo maior ou para frente, podendo causar problemas de mastigação, fala, respiração e também de estética. Conhecida como cirurgia ortognática, que consiste em um procedimento que tem como objetivo restaurar ou reposicionar os ossos dos maxilares em situações onde os pacientes apresentam assimetria na face, está mudando a vida de muitas pessoas.
Foi pensando nestes pacientes que o Hospital Regional do Norte, de Porto Calvo, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, deu início, em fevereiro, a um projeto pioneiro que mudou a vida de quem precisa recorrer à cirurgia ortognática, sendo o primeiro da rede hospitalar pública a realizar o procedimento. E foi o cirurgião buco maxilo facial Luciano Nogueira, o doutor Lu Nogueira, que foi o médico responsável pela primeira cirurgia realizada no HRN, além de ter participado ativamente da instalação do projeto pioneiro e inédito em Alagoas.
Luciano Nogueira ou doutor Lu Nogueira, é um cirurgião buco maxilo facial emestre em cirurgia buco maxilo pela USC de Bauru, São Paulo, que em entrevista exclusiva à reportagem do Sistema Tribuna de Comunicação, afirmou que ``Muitas pessoas sofrem com a mandíbula proeminente, que consiste na aparência de um queixo maior ou para frente, podendo causar problemas de mastigação, fala, respiração e também de estética. Mas a cirurgia ortognática está mudando a vida de muitas pessoas, que consiste em um procedimento que tem como objetivo restaurar ou reposicionar os ossos dos maxilares em situações onde os pacientes apresentam assimetria na face´´.
Lucas Gabriel foi um dos pacientes a fazer a cirurgia no HRN e ficou muito contente com sua nova estética. E foi o cirurgião Luciano Nogueira o médico responsável pela cirurgia do Lucas Gabriel. “Aqui no hospital, bem como na nossa clínica do Harmony Trade Center, realizamos a cirurgia do complexo bucomaxilofacial, como fratura da face, cirurgia da ATM (responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca), patologias do complexo maxilo facial e também realizamos aqui a cirurgia ortognática. O Lucas foi um paciente classe três esquelética, onde realizamos a cirurgia, e proporcionando uma melhor qualidade de vida”, explicou o médico.
A cirurgia é um procedimento cirúrgico que em combinação com o tratamento ortodôntico, visa a correção de deformidades maxilares e mandibulares e, das más oclusões dentárias, realizada sob anestesia geral, e por fim, demora em torno de 3 horas para ser concluído. O procedimento é feito por dentro da boca. Primeiro, realiza-se o reposicionamento da mandíbula, e, depois disso, parte para a fixação da mandíbula, por meio de pequenos parafusos ou placas por dentro da gengiva. No entanto, é um procedimento que não causa dores no pós-operatório. Em suma, o inchaço é o maior desconforto.
Acompanha a entrevista completa:
Mais lidas
-
1Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
2Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
3Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas
-
4Baleado em Paraty
Como está o Mingau do Ultraje a Rigor? Baixista ganha festa de aniversário em hospital
-
5Economia digital
Prefeitura de Maceió organiza cidade para receber reunião do G20