Saúde

Vigilância Sanitária apreende 450 kg de carnes estragadas no final de semana

Produtos impróprios para consumo colocam em risco a saúde pública; o estabelecimento, um mercadinho localizado no bairro do Jacintinho, foi autuado pela infração

Por SMS 03/06/2024 10h57 - Atualizado em 03/06/2024 23h52
Vigilância Sanitária apreende 450 kg de carnes estragadas no final de semana
Os produtos foram recolhidos e descartados - Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante o último final de semana, 450 kg de carnes estragadas em um mercadinho localizado no bairro do Jacintinho. Em mais uma fiscalização de rotina, a equipe do órgão identificou produtos impróprios para consumo, que poderiam causar riscos à saúde do consumidor.

Na ocasião, foram identificadas e recolhidas para descarte carnes bovina, suína, frangos, mortadelas e calabresas. Alguns produtos estavam com vencimentos expirados e outros estragados. De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, o estabelecimento foi autuado pela grave infração e poderá pagar multa entre 180 e 38 mil reais.

“Os representantes dos estabelecimentos devem exercer responsabilidade na comercialização de produtos alimentícios, com os padrões e normas sanitárias regularizadas. Dessa forma podemos em conjunto assegurar a saúde da população diminuindo riscos ao consumidor”, destaca Airton Santos.

Ainda, segundo o chefe especial, o reforço das fiscalizações e apreensões são necessárias, de modo a desenvolver um trabalho colaborativo entre comerciante, Vigilância Sanitária e também à população, no ato de estar atento na hora da compra.

Denúncia


Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos sem adequações sanitárias, e que podem causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.