Saúde

Busca por atendimento nas UPAs Benedito e Trapiche cresce 10% no primeiro trimestre de 2024

Em comparação com o primeiro trimestre de 2023, UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra cresceram 4,63% e 5,55%, respectivamente, e refletem o reconhecimento e confiança dos maceioenses

Por Assessoria 09/04/2024 16h25
Busca por atendimento nas UPAs Benedito e Trapiche cresce 10% no primeiro trimestre de 2024
Em Maceió, capital de Alagoas, o primeiro trimestre de 2024 revelou um aumento no número de atendimentos em especialidades - Foto: Assessoria

Promover atendimento humanizado e oferecer serviços de qualidade aos milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são premissas fundamentais do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), presente em unidades de saúde nas regiões Norte e Nordeste do país.

Em Maceió, capital de Alagoas, o primeiro trimestre de 2024 revelou um aumento no número de atendimentos em especialidades nas unidades de pronto atendimento sob gestão do ISAC: UPA Benedito Bentes e UPA Trapiche da Barra.

De janeiro a março deste ano, a UPA Benedito Bentes registrou 27.428 atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Odontologia, Ortopedia e Serviço Social, e 23.692 SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico), que concentram exames como os laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.

Em comparação ao mesmo período em 2023, que somou 26.215 atendimentos e 20.698 exames, a UPA Benedito Bentes teve um crescimento de 4,63% e 14,47%, respectivamente, em 2024.

“Nosso objetivo é o cuidado centrado no paciente, desde o início, em sua triagem, até o desfecho, que é a finalização de seu atendimento”, enfatiza Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes. “Isso garante a qualidade e a segurança no atendimento do paciente, que sabe que existe esse cuidado, mesmo com a alta demanda na unidade”, completa.

Esse crescimento nos atendimentos também foi constatado na UPA Trapiche da Barra. De janeiro a março do ano anterior, foram realizados 22.789 atendimentos e 21.827 exames e, em 2024, subiu para 24.054 (5,55%) atendimentos e reduziu para 21.299 (-2,42%) realizações de exames.

“Vemos os números de atendimentos com felicidade, pois representa o reconhecimento da população de Maceió com a qualidade dos serviços da UPA Trapiche da Barra”, avalia Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra. “Trabalhamos com educação permanente para qualificar nossos colaboradores e manter um time de excelência para atender a população com eficiência, agilidade, segurança e qualidade, desde a retirada da senha na entrada da unidade até o momento da alta”, acrescenta.

Tanto a UPA Benedito Bentes quanto a UPA Trapiche da Barra são referências em excelência, qualidade e atendimento humanizado, além de serem habilitadas pelo Ministério da Saúde, certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela Qmentum International, e modelos do Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar.

ISAC assume gestão da UPA Santa Lúcia

Os mais de 250 mil residentes dos bairros Santa Lúcia, Antares, Jardim Petrópolis e adjacências passaram a ser beneficiados pela UPA Santa Lúcia, inaugurada em 11 de março de 2024.

Classificada como UPA 24h - Porte III e capacidade para 350 atendimentos por dia (cerca de 10 mil atendimentos por mês), a mais nova UPA de Maceió é a terceira sob responsabilidade do ISAC na capital.

E embora inaugurada oficialmente em março, a UPA Santa Lúcia atende desde o dia 27 de fevereiro e já realizou cerca de 5 mil atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Odontologia, Ortopedia e Serviço Social, e mais de 2 mil exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.

Sobre o ISAC


O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.