Saúde

Espaço Amigo do Autista beneficia centenas de famílias, em Maceió

Abertura vai ser nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Por Assessoria 02/04/2024 10h16
Espaço Amigo do Autista beneficia centenas de famílias, em Maceió
O Espaço Amigo do Autista vai funcionar no Conjunto Salvador Lyra, no bairro Tabuleiro dos Martins - Foto: Divulgação

No dia dois de abril é celebrado o dia mundial Mundial de Conscientização sobre o Autismo. E justamente nesta data Maceió vai passar a contar com um centro de tratamento direcionado às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

O Espaço Amigo do Autista vai funcionar no Conjunto Salvador Lyra, no bairro Tabuleiro dos Martins. Até agora, mais de 400 crianças e adolescentes de zero a doze anos já estão cadastrados para receber atendimento especializado, sendo 368 já com diagnóstico fechado e 34 com os casos ainda em investigação.

Pamela dos Santos é uma das beneficiadas. Ela tem três filhos autistas, com idades entre dois e oito anos. Para ela, a oportunidade de ofertar o atendimento adequado a eles é o fim de uma longa batalha por vagas.

"Foi muito gratificante conseguir cadastrá-los aqui. Infelizmente a demanda está muito grande e há poucas instituições que acolhem crianças com autismo. Ficávamos em filas de espera enormes. Nossos filhos precisam de tratamento adequado e esses serviços vão nos ajudar demais", declarou.

Clínica


O coordenador clínico do Espaço Amigo do Autista, Rodrigo Andrade, doutor em saúde coletiva pela USP - Universidade de São Paulo, informou que o atendimento ofertado é individualizado, sistematizado e multidisciplinar, ofertado por psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogos, nutricionistas e por ele, que é musicoterapeuta.

Juntos, esses profissionais vão atuar, sobretudo, na maior necessidade do paciente. Ajudando, por exemplo, na facilitação de atividades diárias e na organização psíquica de cada um.

“Essa ação social tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Nosso foco é a saúde integral do paciente. O atendimento vai envolver, também, o acolhimento dos pais, sendo esse o principal diferencial da nossa clínica. Não é apenas um lugar para deixar o filho: é um estabelecimento de vínculo. Os pais vão ser nossos principais parceiros no cuidado com os próprios filhos”, explicou.

O Espaço Amigo do Autista é apoiado pelo vereador Siderlane Mendonça. Ele diz que a clínica já garantiu parcerias com outras instituições, para ampliar a oferta de serviços à comunidade.

“Felizmente já conseguimos o apoio para os atendimentos de fisioterapia, que acontecerão no Instituto Amadal, e para os casos indicados para a equoterapia, cujos atendimentos serão na Associação de Equoterapia de Alagoas. Fico feliz em contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias que, até então, não tinham a quem recorrer. Agora, mudamos o cenário e temos a certeza de que outras iniciativas semelhantes vão surgir, favorecendo ainda mais aqueles que mais precisam”, comemorou.

Atendimentos


Segundo a coordenadora administrativa, Darlane Matias, o atendimento terapêutico direcionado aos pacientes com TEA será de segunda à quinta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

Já as ações direcionadas às famílias, como atendimento clínico, estão sendo elaboradas e devem acontecer nas sextas e sábados. Os pais e os responsáveis também devem ser beneficiados, ainda, com rodas de conversa com a participação de assistentes sociais.

“É possível que futuramente haja plantões para facilitar o diagnóstico e, também, suporte jurídico. Por enquanto, não há previsão para abertura de novas vagas. Porém, o Espaço Amigo do Autista está sempre de portas abertas para receber e orientar as pessoas com TEA e os familiares deles”, detalhou.

Outras informações sobre o Espaço Amigo do Autista podem ser obtidas presencialmente ou por telefone, no número 9.8852.8209.

TEA


Segundo o Ministério da Saúde o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede de apoio e assistência a pacientes com essa condição.

Dados apresentados pela USP - Universidade do Estado de São paulo revelam que o Brasil tem um número estimado de 2 milhões de autistas.