Saúde

Diretora secretária do CRF/AL, Flavia Dabbur orienta sobre compra e uso de repelentes

Por Assessoria 25/03/2024 10h00 - Atualizado em 25/03/2024 15h46
Diretora secretária do CRF/AL, Flavia Dabbur orienta sobre compra e uso de repelentes
Flávia Dabbur, farmacêutica - Foto: Divulgação

Os casos de dengue em Alagoas tiveram um aumento de 53% segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde. Com o crescimento da doença, a venda de repelentes aumentou. No Brasil, a maior rede de drogarias registrou um crescimento de 450% nas vendas de novembro de 2023 a janeiro de 2024.

Contudo é relevante verificar os ativos que são recomendados pela Anvisa para repelir mosquitos. A diretora secretária do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Flavia Dabbur, explica que é importante buscar pelos ativos icaritina, DEET (N-N-dietilmetatoluamida) e IR3535 na hora da compra, pois são os considerados seguros e eficazes para uso tópico. “Esses produtos podem ser apresentados na forma de spray, aerossol e emulsão. Sendo que alguns podem vir associados ao protetor solar, por exemplo”.

Flavia pontua que algumas pessoas optam pelo produto natural, que seriam os óleos essenciais de citronela e óleo vegetal de andiroba, no entanto, o tempo de repelência deles é muito pequeno. “O ideal é que eles sejam usados juntos com os ativos de icaritina, DEET (N-N-dietilmetatoluamida) e IR3535”. A orientação da farmacêutica é que a população compre estes produtos em estabelecimentos seguros, a exemplo de farmácias e supermercados.

Outro ponto importante na hora da compra é observar o rótulo porque é onde vem informando o tempo de repelência do produto, que pode chegar até seis horas dependendo da concentração do ativo. “As gestantes e mães de bebês precisam ficar atentas a estas informações pra saber se o produto é liberado para uso delas e dos bebês”.

Aplicação

Spray- eles podem ser aplicados por cima da roupa e evitando a região do rosto.

Emulsão – pode ser usado em todo o corpo, tomando cuidado com o rosto.