Saúde
Defensoria e HGE discutem estratégias para aumentar doação de órgãos
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), representada pelo Defensor Público Lucas Monteiro Valença, realizou uma visita técnica ao Hospital Geral do Estado (HGE) nessa terça-feira, 19. O momento teve como objetivo discutir estratégias para aumentar a doação de órgãos dentro da unidade de saúde. Além do HGE, a Instituição planeja visitar outras três unidades de saúde nos próximos dias para tratar sobre o tema.
Durante a reunião, o defensor público e a equipe técnica do hospital debateram sobre a necessidade de realizar capacitações dos médicos, assim como trabalhar para diminuir os casos de subnotificação de possíveis doadores.
O baixo índice de transplantes múltiplos de órgãos foi constatado pela Defensoria Pública no início deste ano, durante sua atuação relacionada ao atendimento de pacientes renais. Conforme dados da Central Estadual de Transplantes (CET), o estado de Alagoas registrou apenas 7 casos de doações múltiplas de órgãos ao longo do ano de 2023. Atualmente, 518 pessoas aguardam na fila por doação de órgãos somente no Estado de Alagoas, havendo outras centenas inscritas em listas de outros estados.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha