Saúde

Saiba como fazer o descarte correto de medicamentos

Uninassau realizou ação no Shopping Pátio Maceió para ensinar os procedimentos adequados à população

Por Assessoria 19/03/2024 12h47
Saiba como fazer o descarte correto de medicamentos
Muitas farmácias e Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem a coleta adequada dos produtos, basta levar as sobras dos fármacos e entregar a algum profissional do local - Foto: Divulgação

Saber a maneira correta de descartar medicamentos é mais do que uma escolha individual, mas um ato importante para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Com o objetivo de alertar e ensinar a população sobre a importância desse procedimento, o Uninassau - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió realizou, na sexta-feira (15), uma ação por meio do curso de Farmácia da Instituição de Ensino Superior (IES), com a distribuição de panfletos e a colaboração dos estudantes da IES.

De acordo com Carmen Arrochelas, professora do curso de Farmácia da Uninassau, o descarte de comprimido, cápsula, xarope, creme ou pomada, não pode ser feito no lixo comum, no ralo do banheiro ou na pia. “O medicamento é um produto químico. Dessa forma, pode ocorrer a contaminação do meio ambiente de forma geral, como a água, as plantas e o solo. Portanto, é importante reconhecer que essa contaminação pode, eventualmente, retornar para afetar o ser humano”, explicou.

Muitas farmácias e Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem a coleta adequada dos produtos, basta levar as sobras dos fármacos e entregar a algum profissional do local. “Ambientes como esses estão prontos para que a população faça o descarte. O ideal é que o indivíduo junte para, em seguida, levar a alguma farmácia ou UBS. Assim, os profissionais lá presentes saberão como levar esses produtos ao seu destino correto”, orientou a professora.

O alerta vai para além do medicamento em si, os frascos também fazem parte desse procedimento, visto que conservam o fármaco e podem reter resquícios químicos no interior da embalagem. “Além do mais, alguns recipientes são de vidro ou pontiagudos, como as seringas, podendo ocasionar acidentes se for jogado no lixo comum. O mais aconselhável é não retirar o medicamento da embalagem, mas fazer o descarte de todo o material de maneira correta e colaborar com o meio ambiente e a saúde pública”, completou Carmen.