Saúde

Saúde de Maceió reforça informações sobre prevenção da Hepatite B

Serviços de referência oferecem testes rápidos e também esclarecem a população sobre o tratamento da doença

Por Ascom SMS 15/03/2024 16h19
Saúde de Maceió reforça informações sobre prevenção da Hepatite B
Testagem rápida é das ferramentas para prevenção e diagnostico da Hepatite B, e é ofertada em todas as unidades básicas de saúde - Foto: Victor Vercant/SMS

A Hepatite B é uma infecção viral que afeta o fígado e pode levar a complicações sérias se não for tratada adequadamente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a prevenção e o tratamento são frentes de trabalho continuadas em Maceió, e conta com uma rede de serviço especializado, além de testes rápidos e preservativos internos e externos disponíveis nas Unidades de Saúde da capital.

A prevenção da Hepatite B é fundamental para reduzir a incidência da doença. As principais medidas preventivas incluem: vacinação, uso de preservativos, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, realização de testagem periódica, e em caso de infecção realizar o tratamento seguindo todas as orientações médicas, interrompendo a cadeia de transmissão.

A técnica do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Teresa de Carvalho, falou sobre os serviços de referência para o tratamento da infecção que estão disponíveis em Maceió e visam controlar a replicação do vírus, reduzindo o risco de complicações hepáticas.

“Para atender às necessidades da população em relação à Hepatite B, Maceió conta com serviços de referência no Pam Salgadinho (Bloco I) que oferece atendimento especializado para Hepatite B, incluindo testes rápidos, aconselhamento e tratamento. No Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) e Hospital Universitário (HU) também são ofertados serviços para o diagnóstico e tratamento da Hepatite B”, informou a técnica.

Além dos serviços de referência, a Coordenação também informa que os testes rápidos para Hepatite B estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Maceió, além de ser ofertado na rotina de ações extramuros que são executadas durante todo o ano. Isso facilita o acesso da população aos exames diagnósticos, permitindo uma detecção precoce da infecção e um encaminhamento adequado para tratamento, quando necessário.

A prevenção e o tratamento da Hepatite B são aspectos essenciais da saúde pública em Maceió. Com uma rede de serviços especializados e testes rápidos disponíveis em toda a cidade, é possível garantir o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento adequado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.