Saúde

Samu conscientiza servidores sobre lesões por esforços repetitivos no ambiente de trabalho

Por Ascom Samu 29/02/2024 11h42 - Atualizado em 01/03/2024 12h06
Samu conscientiza servidores sobre lesões por esforços repetitivos no ambiente de trabalho
Servidores do Samu receberam material educativo orientando sobre como prevenir a Ler/Dort - Foto: Arnaldo Santtos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort) – celebrado nesta quarta-feira (28), a Coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou uma palestra, além de atividades físicas específicas, visando alertar aos servidores como evitar os malefícios dos esforços repetitivos no dia a dia e que podem acarretar adoecimento e afastamento do ambiente do trabalho, através de licença médica. As atividades ocorreram no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, situada no bairro Farol.

“O objetivo principal da palestra e das atividades foram, exatamente, conscientizar e alertar aos servidores como sobre evitar as lesões que podem ocorrer no ambiente de trabalho, e, com isso, eles possam ter uma melhor postura e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, destacou a coordenadora do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.

De acordo com a fisioterapeuta, Raynna Torres, do Setor de Assistência em Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), todos nós, em algum momento da vida, podemos desenvolver alguma lesão ortomolecular e isso pode acarretar afastamento temporário ou definitivo do trabalho, por isso a importância de conscientizar os servidores, promovendo uma melhor qualidade de vida, destacou.

Ela recomendou que no ambiente do trabalho o servidor possa praticar alguns exercícios, como o alongamento diário (de pernas e braços), entre cinco a dez minutos. “O problema é que as pessoas têm vários vícios de postura, como por exemplo, passar muito tempo sentado ou utilizando, compulsivamente, o computador com erros de postura e isso pode afetar, inclusive, a coluna e o surgimento de dores em várias partes do corpo”, salientou Raynna Torres.

Raynna Torres destacou também que a melhor atitude é a prevenção, e para isso, a pessoa deve praticar alguma atividade física frequente, pelo menos, três vezes por semana, além de ter uma alimentação o mais natural possível. Esses comportamentos ajudam a pessoa a reduzir os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes que são as tendinites nos ombros, cotovelos e punhos; as lombalgias, ou seja, as dores na região lombar e também as dores musculares.

“A postura inadequada, ou seja, como o servidor se senta ou pega algum objeto no chão, a forma como ele usa os equipamentos de trabalho, ou também como dorme, pode levá-lo a apresentar algumas dores que poderiam ser evitadas”, frisou, aconselhando que se a pessoa apresentar alguns desses sinais, deve procurar um ortopedista especialista e depois se submeta a processo de fisioterapia.

“Com certeza vou incluir cinco minutos de pausa no trabalho para fazer o alongamento, recomendado pela fisioterapeuta”, enfatizou a servidora Lucicleide Miguel, do Setor de Apoio Administrativo do Samu

“Momentos como esses são importantes e devem fazer parte do nosso cotidiano porque devemos aprender a respeitar os sinais de alguma irregularidade que o nosso corpo nos manda. Com certeza vou incluir cinco minutos de pausa no trabalho para fazer o alongamento, recomendado pela fisioterapeuta”, enfatizou a servidora Lucicleide Miguel, do Setor de Apoio Administrativo do Samu.