Saúde
Vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser tomadas na mesma ocasião, esclarece Sesau
Imunizantes são seguros e reduzem complicações, internações e a mortalidade decorrentes desses vírus
Com a proximidade do período sazonal, onde geralmente ocorre o aumento de casos de Influenza e Covid-19, se faz necessário manter atualizado o esquema vacinal para evitar as duas doenças. Entretanto, muitas pessoas questionam os especialistas em saúde pública se é possível tomar os dois imunizantes no mesmo dia. A enfermeira do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), Laudicea Vieira, esclarece que a vacina Influenza trivalente e as vacinas contra a Covid-19, independente do laboratório, podem ser administradas na mesma ocasião, com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.
“São vacinas seguras e reduzem as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes desses vírus. A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, é extremamente importante aproveitar a oportunidade de manter atualizada a situação vacinal para a Covid-19. Caso o indivíduo não faça parte dos grupos prioritários e opte por se vacinar, poderá iniciar ou completar o esquema primário de vacinação contra a Covid-19”, explicou Laudicea Vieira.
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS), que foi estabelecido em 1973. Ele desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira, por meio da distribuição gratuita dos imunizantes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, orienta a população que todos se imunizem contra os vírus respiratórios, visto que o período de chuvas está se aproximando. “A principal forma de conter tanto a Influenza como a Covid-19 é com a vacinação. Além disso, as pessoas também podem se prevenir, reforçando a lavagem adequada das mãos, cobrindo o nariz ao espirrar ou tossir e evitando aglomerações, caso esteja com algum sintoma das doenças”, disse.
Influenza
De acordo com o MS, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da Influenza, com grande potencial de transmissão. Ao todo, existem quatro tipos de vírus Influenza:, o A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes epidemias. O MS informa que a cobertura vacinal para a Influenza em Alagoas é de 72,66% para o público alvo.
Covid-19
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de Alagoas para a Covid-19, desde janeiro de 2021, quando teve início a vacinação, é de 74,86% para duas doses; 37,74% para três doses e 8,48% para quatro doses. Isso demonstra uma cobertura vacinal baixa no Estado, pois, de acordo com o calendário atual de vacinação para a doença, a população deveria ter recebido quatro doses para estar imunizada.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha