Saúde
Vigilância Sanitária notifica pocilga clandestina no bairro de Riacho Doce
Criação de porcos em área urbana é proibida conforme lei municipal por apresentar um grave risco à saúde pública
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Delegacia de Crimes Ambientais, realizou, nesta quinta-feira (22), uma operação em uma pocilga no bairro de Riacho Doce. O proprietário foi notificado a retirar os porcos no prazo de 10 dias.
A criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida conforme a lei municipal nº 5.318/2003, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
“A Vigilância Sanitária segue realizando seu papel que é defender a saúde da população, e a criação de porcos em área urbana é algo proibido por lei porque pode ocasionar risco à saúde pública. Por isso, se o prazo terminar e o proprietário não realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento deles”, explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Ainda segundo o órgão, a ingestão de carne suína crua ou mal cozida oriunda de animais contaminados pela Taenia solium (tênia da carne de porco) pode ocasionar grave infecção intestinal.
População pode denunciar irregularidades
Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha