Saúde

Exagerou no Carnaval? Saiba como se recuperar e voltar à rotina

Especialistas orientam sobre as melhores estratégias para contornar os exageros da folia

Por Assessoria 14/02/2024 15h56 - Atualizado em 14/02/2024 16h01
Exagerou no Carnaval? Saiba como se recuperar e voltar à rotina
Manter-se hidratado fica entre as dicas - Foto: Divulgação

O Carnaval, conhecido por ser um período festivo repleto de alegria e celebração, oferece a oportunidade para as pessoas relaxarem e aproveitarem momentos divertidos. No entanto, para alguns, a empolgação pode levar a excessos que impactam negativamente o bem-estar físico e mental. Nessa situação de exagero durante as festividades, é fundamental adotar estratégias eficazes para se recuperar e retornar à rotina.

De acordo com Cristianni Gusmão, coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, os sinais físicos mais comuns que indicam que a pessoa passou do limite na hora da diversão são perda da coordenação motora, dificuldade na fala, comprometimento da atenção e memória, dor de cabeça e alteração da capacidade de raciocínio. “O álcool, diferente do que se imagina, causa desidratação do corpo, isso porque ele tem a capacidade de inibir a liberação do hormônio responsável pelo controle da reabsorção de água, provocando aumento da diurese, que é, justamente, a produção e eliminação de urina”, acrescentou.

A nutricionista indica manter-se hidratado antes, durante e depois do consumo de álcool, tomando a mesma quantidade de água que ingerir bebida alcoólica. “Se passou do ponto, a pessoa deve retomar o consumo ideal de água, 40ml por quilo de peso ao dia. E não podemos esquecer da educação alimentar, ignorando os processados e focando mais nos naturais, como frutas, cereais, tubérculos, raízes, legumes, carnes e ovos, água, sucos da fruta. Esses são indicados, pois, não passam por adição de corantes, conservantes, excesso de açúcar adicionado e gorduras hidrogenadas”, explicou Cristianni Gusmão.

Para retomar as atividades físicas após os dias de folia, Valdenor Carvalho, professor de Educação Física da UNINASSAU Maceió, recomenda a retomada na rotina de treinos de forma segura e gradual, após uma boa noite de sono, evitando assim cansaço, indisposição e desatenção. “Não indico suplementação depois da folia, porque o corpo vai estar muito maltratado, principalmente se tiver ingestão de bebida alcoólica. Se a pessoa já pratica treinos intensos, não há problemas, mas, uma pessoa que treina de maneira casual deve começar o mais leve possível, com vinte minutos de caminhada, por exemplo. Com cerca de 4 dias já é possível voltar com os treinos mais pesados graças à memória muscular", concluiu.