Saúde

Boletim epidemiológico: Alagoas já contabiliza 14 mortes por meningite

De agosto do ano passado até outubro deste ano já foram confirmados 33 casos da doença no estado

Por Tribuna Hoje 01/11/2023 15h02
Boletim epidemiológico: Alagoas já contabiliza 14 mortes por meningite
Alagoas confirma mais uma morte por meningite - Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgou nessa terça-feira (31), o Boletim Epidemiológico informando que mais uma morte por meningite foi registrada em Alagoas. Segundo o levantamento, de agosto de 2022 a outubro de 2023 já foram confirmadas 14 óbitos pela doença.

“O registro de casos de meningite é algo esperado, de uma forma geral estão presentes o ano inteiro”, pontuou o infectologista Renee Oliveira.

Ainda conforme o boletim, o estado contabiliza até o momento 33 casos confirmados de meningite e 14 óbitos. O boletim anterior confirmava uma morte em Maceió. Dos 32 casos confirmados, 29 foram registrados na capital, que conta com 11 óbitos até o momento.

O infectologista diz que a erradicação da doença não é possível. "Entretanto, é possível controlar a doença quando a população é orientada pelas equipes de saúde, médicos e enfermeiros, que estejam atentos para identificação dos sintomas, visando uma maior eficácia no tratamento", explicou.

Uma notificação e uma morte foram contabilizadas em Atalaia e em Flexeiras. O município de São Luís do Quitunde registrou um caso.

Vale lembrar que no dia 15 de setembro deste ano, uma reunião realizada entre representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde resultou no reconhecimento do surto de meningite meningocócica na capital alagoana.