Saúde

AL registra aumento de 40% nos casos de Covid-19

Dados da Sesau mostram que houve 63 novos infectados com a doença em outubro e uma morte foi confirmada

Por Tribuna Independente 01/11/2023 08h20 - Atualizado em 01/11/2023 08h38
AL registra aumento de 40% nos casos de Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 será incluída no calendário nacional de imunização a partir de 2024 - Foto: Adailson Calheiros

Alagoas registrou uma morte e 53 novos casos de Covid-19 no mês de outubro. De acordo com os informes epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), houve um aumento de quase 40% no número de casos confirmados da doença, se comparado com o mês de setembro, que contabilizou 38 casos confirmados e nenhum óbito.

Desde o início da pandemia, já são 340.982 casos confirmados e 7.303 mortes em todo o Estado. Outros 352 casos estão em investigação, que são pessoas que fizeram o teste e estão aguardando o resultado.

Segundo a médica infectologista Vânia Pires, a melhor forma de tentar frear novos aumentos do número de casos da doença é a vacinação. “Apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, a vacinação é fundamental para prevenir mortes, casos graves da doença e conter a pandemia. É importante não esquecer também de tomar as doses de reforço”, afirmou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Maceió afirmou que está empenhada em vacinar a população, por isso mantém mais de 20 unidades de saúde de vacinação e já aplicou mais de 2 milhões de doses. Em caso de mudança no rumo do combate à doença, o Município irá seguir as recomendações da ciência e adotar as medidas necessárias.

Calendário

O Ministério da Saúde anunciou ontem que a vacina contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A recomendação vai priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.