Saúde

Prefeitura de Maceió garante assistência à saúde bucal, desde a prevenção até a urgência

Atendimentos odontológicos na capital são oferecidos de graça nos serviços de Atenção Primária e Especializada

Por SMS 28/10/2023 09h56
Prefeitura de Maceió garante assistência à saúde bucal, desde a prevenção até a urgência
Atendimentos odontológicos na capital são oferecidos de graça nos serviços de Atenção Primária e Especializada - Foto: Assessoria

No último dia 25 de outubro foi comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista. Em celebração à data, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) reforça à população a importância de manter os cuidados com a higiene bucal para prevenir cárie, doenças periodontais e até mesmo o câncer de boca. Para evitar tais problemas, a SMS também orienta a manter visitas regulares ao dentista e seguir corretamente as recomendações desse profissional.

A cirurgiã-dentista Larissa Coutinho, da Unidade Docente Assistencial (UDA) Rosa Maria Silva Medeiros, do Centro Universitário Cesmac, destacou sobre a importância de manter a higiene bucal para evitar doenças que acometem a boca.

“A saúde começa pela boca, ela é a porta de entrada do nosso organismo. Cárie e doenças periodontais são causadas por bactérias que podem, através da circulação sanguínea, atingir outros órgãos, como por exemplo o coração. Além disso, manter a saúde dos dentes é importante para uma boa mastigação, bem como para a estética do sorriso”, afirma.

Prevenção ao câncer bucal


O câncer da boca é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil e a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Para evitar a doença, Larissa Coutinho reforça que a prevenção é o melhor caminho a ser seguido. “Doenças como câncer bucal podem ter como principal cuidado a prevenção. Qualquer tipo de alteração, lesão em boca que persista por mais de 15 dias precisa ser avaliada por um cirurgião-dentista. Uma boa higienização é imprescindível. Também é necessário um cuidado especial com o uso de próteses dentárias, que precisam estar bem adaptadas, sem machucar”, orienta a especialista.

Serviços disponíveis no SUS


Em Maceió, os serviços de saúde bucal na rede pública vão da prevenção à urgência, ou seja, têm início na Atenção Primária à Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), até a Atenção Especializada à Saúde.

“Na atenção primária trabalhamos não só com o atendimento clínico, mas também com educação em saúde e prevenção. O objetivo é oferecer um atendimento com humanização, acolhimento e resolutividade da maioria dos problemas de saúde da nossa população. Atividades de prevenção e promoção de saúde, como palestras em sala de espera e aplicações de flúor coletivas", explica a cirugiã-dentista.

Outros serviços também são disponibilizados dentro da Atenção Primária, como visitas domiciliares aos grupos prioritários (puérperas, idosos, pacientes com doenças crônicas e acamados) e atendimento clínico com realização de procedimentos odontológicos básicos como extrações dentárias, restaurações, raspagens de tártaro, profilaxias e aplicações de flúor.

Esses atendimentos odontológicos básicos são prestados na maior parte das Unidades do Município, exceto na USF João Moreira (Jacintinho), UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro) e UBS Marlene Lanverly (Santa Lúcia).

Atendimento especializado


Os casos que precisem de atendimento em especialidades odontológicas, como tratamento de canal e próteses, são encaminhados para a Atenção Especializada à Saúde, uma rede composta por um conjunto de ações e serviços que visam atender aos principais problemas de saúde e agravos da população, cujo nível de complexidade demande a disponibilidade de especialidades e a utilização de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico.

“Atualmente, Maceió conta com serviço odontológico em todos os Distritos Sanitários. A população tem acesso tanto pela Atenção Primária, quanto pela Atenção Especializada. Na odontologia especializada, cada parte da boca é individualmente analisada por um profissional focado na área, que deve aconselhar os tratamentos e procedimentos mais indicados para cada caso”, explica a coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias.

Confira as unidades de saúde municipais que oferecem serviços odontológicos especializados:

PAM Salgadinho (Bloco F e I) - odontopediatria, periodontia, estomatologia, atendimento de pacientes com necessidades especiais e doenças crônicas, radiologia, cirurgia bucomaxilo, endodontia, laboratório de próteses e dentista protesista;

Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) II Rafael de Matos - endodontia, atendimento de pacientes com necessidades especiais, periodontia, radiologia e bucomaxilo;

URS João Paulo II - odontopediatria e periodontia;

URS Ib Gatto Falcão - radiologia.