Saúde

Saúde promove capacitação sobre inovação tecnológica e clínica ampliada de saúde bucal

Iniciativa surgiu da parceria entre a SMS e o Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Cesmac de Maceió

Por Polyanna Monteiro / Ascom SMS 21/10/2023 12h42
Saúde promove capacitação sobre inovação tecnológica e clínica ampliada de saúde bucal
Dentistas, estudantes e profissionais de diversas áreas participaram da ação - Foto: Saúde Bucal SMS

A Saúde de Maceió promoveu, nessa sexta-feira (20), uma capacitação sobre inovação tecnológica e clínica ampliada de saúde bucal. Realizado em parceria com o Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Cesmac de Maceió, o evento contou com a presença de dentistas dos oito distritos sanitários de Maceió, profissionais de diversas áreas como psicologia e saúde indígena, além de toda equipe da Coordenação Técnica de Saúde Bucal da SMS.

O treinamento, que integrou a programação do IV Encontro Internacional de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal do Cesmac, abordou temas como a importância da saliva na manutenção da saúde bucal e sistêmica, elaboração de softwares na área da saúde, auriculoterapia na dor orofacial e a produção do cuidado em saúde e inovação tecnológica na perspectiva da clínica ampliada.

Para a coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, o momento foi de extrema importância, pois trouxe grandes pesquisadores para falar sobre conteúdos que irão influenciar positivamente na prática clínica dos profissionais nas unidades de saúde.

“Todos os temas, aqui, discutidos, têm grande peso no aperfeiçoamento do nosso atendimento à população, mas cito, em especial, a clínica ampliada de saúde bucal, por ser um assunto que quebra paradigmas e traz inúmeras reflexões, nos mostrando que o adoecimento bucal do indivíduo pode estar ligado não só a aspectos de saúde em si, mas também a todo o contexto de vida daquela pessoa. Portanto, é um tema que enriquece o olhar do dentista dentro de sua prática clínica”, destacou a coordenadora.

No evento, a explanação sobre informações relacionadas à clínica ampliada de saúde bucal ficou por conta do Professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Botazzo. Para ele, o momento foi de encontro e trocas de experiências importantes para o aperfeiçoamento da saúde coletiva local.

“Precisamos aprender a trabalhar para além da cadeira do dentista, analisando não somente os agravos bucais que aquele indivíduo apresenta, mas todo o contexto em que está inserido, pois essas informações fazem diferença tanto para o fortalecimento de vínculo como para o resultado final a ser alcançado”, enfatizou Botazzo.

Após as palestras com temas variados, participantes contaram com uma oficina de produção do cuidado em saúde e inovação tecnológica na perspectiva da clínica ampliada. Segundo Ducy Farias, todo o aprendizado extraído no dia servirá para embasar um cronograma de treinamentos que será ofertado aos demais dentistas da rede sobre o tema.

"Tudo o que foi aprendido hoje será repassado para todos os dentistas da Saúde de Maceió em treinamentos que estamos organizando para iniciar nos próximos dias. Seremos multiplicadores dessas importantes informações para que nosso quadro de profissionais esteja atualizado sobre o que aprendemos e consiga implantar na sua prática clínica", concluiu a coordenadora.