Saúde
Com estenose de JUP, advogada realiza campanha para fazer cirurgia que custa R$ 34 mil
Marília Vânia, 27 anos, foi diagnosticada há um mês em exame de rotina; ela precisa fazer o procedimento em três meses no máximo
A advogada Marília Vânia, 27 anos, descobriu há cerca de um mês em um exame de rotina, que só possuía um rim funcional. Mas, o órgão está comprometido e o diagnóstico passado pelos médicos é de estenose de JUP. E, para piorar a situação, ela precisa fazer uma cirurgia que não é oferecida pelo Sistema único de Saúde (SUS) em Alagoas.
Por isso, os familiares e amigos da advogada iniciaram uma batalha nas redes sociais e uma campanha de vaquinha solidária para conseguir o valor do procedimento que é de R$ 34 mil.
"Existem cirurgias no SUS [Sistema Único de Saúde], mas a técnica que é oferecida pelo estado é de cirurgia aberta. O médico dela disse que não pode ser assim de jeito nenhum. É preciso fazer através de uma técnica de robô. Ela foi à Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], mas o estado não oferece administrativamente, no entanto, ainda não teve uma negativa por parte da secretaria. mas, por outro lado soube que e a única solução é a via judicial", contou o advogado e amigo de Vânia, Querino Neto.
Ele informou que já estão protocolando uma ação, mas como a cirurgia precisa ser feita com urgência fizeram o orçamento e estão realizando a vaquinha. "Somos advogados e estamos protocolando a ação, mas a gente conhece muito bem como funciona o cumprimento dessas liminares (eu mesmo já advoguei em ações assim e é grande o descaso, infelizmente...). Somado a isso, ela só tem três meses para fazer a cirurgia, pois colocou um cateter para, por enquanto, o rim cumprir corretamente sua função com ajuda do cateter, mas o tempo máximo que ele pode durar no corpo dela é três meses. Então, ela orçou a cirurgia, que está no valor de 34 mil reais. Estamos correndo contra o tempo", relatou.
Marília usa seu perfil no próprio Instagram: @mariliavania para contar sua história. Quem quiser ajudar com qualquer quantia pode ser feito uma transferência PIX para seguinte chave: [email protected]. Outras informações e dúvidas podem ser tiradas no perfil da advogada.
O Que é a Estenose de Jup?
A estenose de Jup é o termo médico usado para estreitamento ou constrição de algum ducto, canal ou passagem do corpo humano. A anomalia é uma condição médica onde há o estreitamento da junção entre a pelve renal e o ureter, a junção ureteropélvica ou JUP. Esse estreitamento dificulta o esvaziamento adequado da pelve renal e prejudica o fluxo da urina no organismo, podendo desencadear um quadro de hidronefrose (acúmulo de urina nos rins que causa a dilatação deste órgão).
Os sintomas da estenose de JUP podem variar de acordo com a idade do paciente, o grau de obstrução da JUP e se o quadro é unilateral ou bilateral. Os sintomas mais comuns são: Desconforto abdominal ou lombar, acentuado pela prática de atividade física ou hidratação; hematúria (presença de sangue na urina); hipertensão arterial; infecção urinária e infecção renal recorrente e litíase renal.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha