Saúde

Após cobrança, Sindsaude garante pagamento de retroativo e do piso da enfermagem

Pleito contempla a categoria de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem

Por Assessoria 05/10/2023 11h16
Após cobrança, Sindsaude garante pagamento de retroativo e do piso da enfermagem
Na pauta da reunião, realizada na quarta-feira (04/10), entre outras demandas da categoria, o Sindicato cobrou o piso da enfermagem - Foto: Assessoria

Após cobrança, o Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió – Sindsaúde conquistou a implantação do piso da categoria para este mês e o pagamento do retroativo através do secretário de Gestão do Município de Maceió, Ivan Carvalho.

Na pauta da reunião, realizada na quarta-feira (04/10), entre outras demandas da categoria, o Sindicato cobrou o piso da enfermagem e a mudança da nomenclatura dos auxiliares de enfermagem para técnicos de enfermagem.

No encontro, também foi discutido o piso da enfermagem. O sindicato cobrou a implantação do piso aqui no município que até agora não havia acontecido e nem foi repassada alguma posição por parte da gestão. O secretário de gestão municipal Ivan Carvalho explicou que o piso será implantado neste mês de outubro.

Segundo o secretário, até sexta-feira (06/10) será pago o retroativo do piso até setembro. A implantação acontecerá na folha deste mês, para quem ainda não tem no vencimento o valor do piso. O secretário explicou que esses valores já vêm sendo repassados pelo Ministério da Saúde, carimbado pelo número de profissionais de acordo com o CNES de cada profissional. Segundo o secretário, a gestão só fará o repasse do recurso.

O líder sindical Alesandro Fernandes informa que a cobrança surtiu efeito. “O pagamento do retroativo é uma grande conquista para os profissionais, entretanto, avaliamos que a implantação do piso ainda precisa ser corrigida. No nosso entendimento, a implantação deve ser feita em cima do valor inicial da carreira, pois dessa forma que está sendo efetuada pelo ministério da saúde irá contemplar poucos profissionais. Vamos trabalhar junto aos nossos deputados federais que possam intervir nesse entendimento junto ao ministério da saúde para que se possa corrigir essa distorção e garantir que todos os profissionais da enfermagem sejam contemplados”, afirmou Alesandro”.

O diretor do Sinsaúde Alesandro Fernandes também protocolou um requerimento de solicitação para mudança das nomenclaturas dos auxiliares juntamente com uma minuta de projeto de lei que materializará essa alteração. Segundo Alesandro, o secretário de gestão se comprometeu a discutir com o Gabinete do Prefeito essa pauta. “A reunião foi muito positiva, pois protocolamos um requerimento com uma minuta de projeto de lei, e o Gabinete do prefeito irá analisar essa minuta. Na prática, os auxiliares de enfermagem já realizam as funções do técnico, tem registro de técnico no Conselho, porém não são reconhecidos como técnicos pelo Município”, explicou o dirigente.