Saúde

Cirurgião cardíaco português orienta em Maceió como recuperar válvula cardíaca

Por Assessoria 01/06/2023 14h21
Cirurgião cardíaco português orienta em Maceió como recuperar válvula cardíaca
Cirurgião cardíaco português faz demonstração de técnicas para recuperação da válvula mitral no Hospital do Coração Alagoano - Foto: Assessoria

O cirurgião cardíaco Manuel Antunes, de Portugal, comandou duas cirurgias de recuperação de válvula cardíaca no Hospital do Coração Alagoano adib Jatene, em aula técnica a cirurgiões e acadêmicos alagoanos. Os dois pacientes, atendidos na terça-feira (30) e ontem (31), passam bem.

A atualização científica do corpo clínico e cirúrgico do hospital é parte do projeto do governo Paulo Dantas em investir no seu quadro de profissionais, sob orientação do cirurgião cardiovascular e agora também deputado Dr. Wanderley. O objetivo futuro é tornar a instituição um centro nacional de atendimento cardíaco e de transplante de órgãos.

Para tanto, foram firmadas parcerias com médicos de renome nacional e internacional ligados a instituições como o Incor (SP), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e até do exterior. Manuel Antunes, que acumula mais de 45 mil cirurgias cardíacas realizadas (mais de 12 mil valvulares) e é considerado uma lenda viva da cardiologia portuguesa, é parte também dessa política de parcerias.

Reaproveitamento da válvula – As duas cirurgias realizadas pelo português foram de recuperação da válvula mitral, que é responsável pelo controle do fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo do coração, regulando o bombeamento de sangue para a aorta.

Os pacientes foram um homem de 35 anos e uma mulher de 65 anos de idade, ambos com diagnóstico de doença degenerativa na válvula mitral. Ele mostrou e orientou como proceder para recuperar a válvula de ambos, técnica conhecida como valvuloplastia. Seus ensinamentos serão adotados pelas equipes do hospital.

– Os benefícios (da técnica) são muito superiores à troca da válvula mitral por uma prótese. Há mais de três décadas acompanho tratamento dos pacientes e posso afirmar que a sobrevivência de quem é operado é muito maior que a do paciente que troca (a válvula mitral) por uma prótese – disse Manuel Antunes.

A troca da válvula mitral por prótese é um procedimento mais simples do ponto de vista cirúrgico, mas não apresenta resultado melhor que a cirurgia de reaproveitamento da válvula, principalmente em pacientes jovens, explicou.

As principais patologias que levam o paciente a necessitar do tratamento da válvula cardíaca são as doenças degenerativas, relacionadas à perda de capacidade funcional em razão do envelhecimento do paciente, ou reumática, provocada por um processo inflamatório intenso e que é mais comum em jovens.


Em praticamente todos os casos, ele garante, é possível proceder cirurgicamente o reaproveitamento da válvula mitral. O propósito é chegar a 100% dos casos. “No momento – disse – estou muito próximo de 98%”.

Ministrando aulas – O cirurgião português veio a Maceió a convite do Dr. Wanderley para participar do 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e ministrar aula magistral às equipes médicas do Hospital do Coração Alagoano. Ele acompanhou ainda as inaugurações do serviço de hemodinâmica e do Memorial Adib Jatene no hospital.

– O Hospital do Coração Alagoano – disse – é uma instituição necessária para a população e mostra um grande trabalho do governador de Alagoas, porque não é fácil construir uma instituição desse porte com uma especialidade específica.

Ele elogiou também a homenagem feita a Adib Jatene com seu nome no hospital e a inauguração do seu memorial. “O nome do dr. Adib Jatene é reconhecimento para um homem que fez tanto pela cirurgia cardiovascular brasileira e do mundo. O memorial é também reconhecimento para grande parte dos cirurgiões brasileiros que foram formados por ele nesta especialidade, que exige muito trabalho e dedicação”, disse.

Durante mais de 30 anos Manuel Antunes esteve à frente do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde realizou mais de 35 mil cirurgias de coração aberto, incluindo mais de 12 mil operações valvulares, tendo dedicado toda sua vida profissional ao Serviço Nacional de Saúde de Portugal e realização de pesquisas na área.