Saúde

Vigilância Sanitária fiscaliza ambulantes para garantir qualidade de alimentos e bebidas

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 29/05/2023 13h19
Vigilância Sanitária fiscaliza ambulantes para garantir qualidade de alimentos e bebidas
Ambulantes do evento participaram de curso de boas práticas sanitárias promovido pela Vigilância Sanitária. - Foto: Ascom SMS

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) atuou na fiscalização dos vendedores ambulantes de alimentos e bebidas que trabalharam no Festival da Massa, realizado em Jaraguá, entre os dia 26 e 28 de maio.

Durante a ação, os fiscais verificaram as condições de higiene dos produtos comercializados, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), prazos de validade, o armazenamento e a refrigeração dos alimentos e bebidas.

“Quatro equipes de fiscais percorreram os pontos de vendas para verificar se as boas práticas sanitárias, repassadas durante a capacitação promovida pelo órgão no dia anterior, estavam sendo cumpridas. Nosso intuito foi de preparar e orientar esses ambulantes para que, durante o festival, os riscos sanitários fossem diminuídos para assegurar a saúde do consumidor”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Boas Práticas

A capacitação dos ambulantes foi realizada na quinta-feira, 25, véspera da abertura do Festival da Massa. A formação abordou os padrões sanitários definidos como boas práticas para o manuseio e a comercialização de alimentos, tais como condições de higiene, atenção ao prazo de validade, cuidados com armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados. Além disso, foi reforçada a importância da utilização dos EPIs.