Saúde

Governador inaugura serviço de hemodinâmica e Memorial Adib Jatene no Hospital do Coração

Solenidade acontece nesta quinta-feira (25)

Por Assessoria 24/05/2023 18h31
Governador inaugura serviço de hemodinâmica e Memorial Adib Jatene no Hospital do Coração
Hospital do Coração Alagoano passará a contar com Serviço de Hemodinâmica a partir desta quinta-feira (25) - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano vai ganhar na tarde desta quinta-feira (25) seu serviço de hemodinâmica e o Memorial Adib Jatene, erguido em homenagem póstuma ao ex-ministro da Saúde que foi referência mundial em cirurgia cardíaca.

O governador vai comandar a solenidade, ao lado do deputado Dr. Wanderley e da família do homenageado. Na sequência, será empossada a nova diretoria da Academia Brasileira de Cirurgia Cardíaca (ABCC).

Pela manhã, em solenidade na Assembleia Legislativa de Alagoas, Fábio Jatene (SP), filho de Adib Jatene, e Fernando Lucchese (RS), ambos também cirurgiões, receberão título de cidadania alagoana.

Expoentes na área, ambos contribuíram para a estruturação médica do Hospital do Coração, com parceria na formação de profissionais, assistência direta e supervisão técnica com apoio do Incor-SP e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, respectivamente.

A concessão da homenagem foi aprovada por unanimidade dos deputados estaduais, contemplando proposta do deputado Dr. Wanderley.

O serviço de hemodinâmica tornará possível diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses, de forma minimamente invasiva.

Os procedimentos utilizam cateteres para acessar, pelos vasos sanguíneos, as regiões passíveis de tratamento, que nesse caso é realizado sem incisão cirúrgica. “Com o serviço de hemodinâmica – disse o Dr. Wanderley – o hospital passará a contar com a parte convencional da cardiologia, oferecendo atendimento completo”.

Congresso

Atual presidente da ABCC, Dr. Wanderley fará a transmissão do cargo para o paulista Enio Buffolo. Ele deixa o comando da entidade para se dedicar a outras atividades, em especial a conciliação do seu mandato de deputado estadual com o exercício da medicina.

A academia foi criada em outubro de 2019 durante um Simpósio Nacional de Transplante Cardíaco em Maceió, com o objetivo de preservar a memória e documentar para as futuras gerações a história da cirurgia cardíaca no Brasil.

Na sexta-feira (26) será aberto o 49º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), que reunirá pesquisadores brasileiros e de mais 20 países. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Maceió, com encerramento no sábado (27).