Saúde

Psicóloga lança “Cordel da Prevenção” contra doenças sexualmente transmissíveis

Material possui versos rimados que orientam população sobre cuidados e abordam preconceito contra pessoas infectadas pelo HIV

Por Davi Salsa – Sucursal Agreste com Tribuna Independente 29/04/2023 10h25
Psicóloga lança “Cordel da Prevenção” contra doenças sexualmente transmissíveis
Sandra Teixeira lançou livro de cordel no fim de semana anterior - Foto: Davi Salsa/Sucursal Agreste

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo e afeta a cada ano mais de 300 milhões de pessoas.

Qualquer pessoa pode ser infectada, independente de sexo, cor, raça, idade ou situação econômica.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis possuem variados tipos de tratamento, mas muitas podem provocar consequências graves e permanentes à saúde, podendo levar a pessoa até a morte.

Por conta disso, a psicóloga Sandra Teixeira lançou neste final de semana, em Arapiraca, um livro de cordel para orientar as pessoas acerca da importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da Aids.

Formada em Psicologia Clínica e pós-graduada em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

Em Alagoas, Sandra Teixeira atuou como psicóloga no Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, na cidade de Marechal Deodoro, e, atualmente, trabalha em Maceió, como psicóloga clínica e hospitalar, no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), e na cidade de Arapiraca no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Ela conta que escolheu a Literatura de Cordel por ser um gênero popular de escrita lúdica e de fácil compreensão em todas as camadas sociais.

O “Cordel da Prevenção” possui versos rimados abordando ainda o preconceito existente contra as pessoas infectadas pelo vírus HIV/Aids e orienta a sociedade para as formas de prevenção de outras doenças como sífilis e hepatites com o uso de preservativos masculinos e femininos, bem como a realização dos testes rápidos para a detecção dos agravos na saúde.

“Já havíamos produzido uma cartilha educativa em Marechal Deodoro. Agora, lançamos o livro de cordel, para trabalhar esse tema com os usuários, familiares, pais, educadores, crianças e adolescentes. Quando a gente tem informação e conhecimento, tudo se transforma ao nosso redor”, salienta a psicóloga.