Saúde

Poliomielite: em última semana de campanha, Saúde alerta pais e responsáveis para ampliar cobertura vacinal

Vacinação, que vai até a próxima segunda-feira (31), alcançou apenas 50,28% do público infantil

Por Polyanna Monteiro / Ascom SMS 25/10/2022 20h43 - Atualizado em 25/10/2022 20h50
Poliomielite: em última semana de campanha, Saúde alerta pais e responsáveis para ampliar cobertura vacinal
Vacinação contra a poliomielite prossegue até a segunda-feira (31) - Foto: Secom Maceió

Faltando apenas uma semana para o término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Saúde de Maceió reforça o convite aos pais e responsáveis de crianças de 1 a menores de 5 anos de idade para a atualização da caderneta de vacinação. Até o momento, a capital registra o índice de 50,28% de crianças imunizadas. Número bem inferior ao estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a cobertura vacinal, registrada até o momento, acende um alerta para os riscos que essa baixa adesão pode causar à saúde pública no Brasil.

“A paralisia infantil é uma doença que já havia sido controlada graças à vacinação da população. Não podemos deixar que esse quadro se modifique e, por isso, convidamos, mais uma vez, todos os responsáveis a levar suas crianças para receber o imunizante até a próxima segunda-feira, evitando, assim, que o poliovírus selvagem se dissemine pelo Brasil”, disse.

Locais de vacinação

A vacina contra a Poliomielite está disponível em todas as salas de vacinação do Município, de segunda a sexta-feira. O imunizante também está sendo ofertado nos locais onde acontece o projeto itinerante Cine Massa da Prefeitura de Maceió; nas instalações do Saúde da Gente Infantil (Vila Emater-Jacarecica) e da Mulher (Conjunto Aprígio Vilela-Benedito Bentes) - das 8h às 20h - e em mais dois pontos fixos de Maceió:

-Maceió Shopping (das 9h às 21h, de segunda a sábado);

-Pátio Shopping (das 15h às 21h, de segunda a sábado e das 12h às 18h, no domingo).

Documentação exigida

Para receber as vacinas seguras e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança no ato da imunização.