Saúde
Hemoal não abre para doação de sangue no feriado de São Pedro
Neste sábado (29), a unidade irá funcionar apenas para liberar sangue aos hospitais
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Trapiche, não irá funcionar para doação de sangue neste sábado (29), feriado estadual em homenagem a São Pedro. O órgão, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), irá atuar em regime de plantão, apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades.
Na segunda (1º), as doações de sangue na Unidade Trapiche serão retomadas às 7 horas; assim como na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que voltará a abrir às 8h. Na unidade Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barboza, no Centro, o atendimento aos voluntários irá ocorrer a partir das 7h30.
Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. Além destes pré-requisitos, segundo o Ministério da Saúde, é imprescindível comparecer aos postos de coleta portando um documento de identificação com foto.
Há impedimento para doador sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de se candidatarem à doação de sangue. E quanto aos menores de 18 anos, devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizarem o procedimento.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os voluntários que desejarem se tornar doadores regulares, devem respeitar um intervalo de três meses no caso dos homens. Já quanto às mulheres, o período de tempo entre uma doação e outra é de dois meses.
Mais lidas
-
1Facadas
Mulher confessa homicídio do companheiro em Rio Largo
-
2Magia
Após 28 anos, Internacional Circo Kroner retorna a Maceió com estreia dia 9 de janeiro
-
3Grande Maceió
Três suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar durante operação em Rio Largo
-
4Farol
Carreta atinge carro de passeio após avançar sinal vermelho na Avenida Fernandes Lima
-
5Ano Novo
Orla do Pilar registra triplo homicídio na madrugada de Réveillon



