Saúde
Falta de manutenção em aparelhos de ar causa mal a saúde
Especialista da Sesau diz que limpeza deve ser feita rotineiramente para evitar problemas de saúde
A falta de manutenção nos aparelhos de ar condicionado pode provoca diversos problemas para a saúde. E para orientar a população, o engenheiro do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Galba Nogueira, alerta para os riscos e os cuidados que devem ser adotados com estes aparelhos, que são muito utilizados principalmente no verão.
O especialista explica que em uma cidade de clima quente, como Maceió, os condicionadores de ar estão presentes em uma grande quantidade de residências e locais de trabalho. “É um equipamento essencial para muitas pessoas, mas requer um cuidado constante”, destacou Galba Nogueira.
De acordo com o engenheiro, os fungos, bactérias e ácaros podem ser difundidos no ar, caso o aparelho não esteja limpo. “Isso pode comprometer a saúde das pessoas, especialmente em indivíduos que tenham problemas respiratórios e alérgicos”, ressaltou.
Galba Nogueira lembrou que, em ambientes como escritórios, os filtros dos aparelhos devem ser limpos semanalmente e devem passar por uma limpeza completa a cada três meses. “No caso de unidades de saúde, os filtros devem ser limpos diariamente e a limpeza completa deve ser executada mensalmente”, destacou.
Ambientes climatizados exigem a elaboração de um plano de manutenção para operação e controle. “O tema é regulado pela portaria 3.523 de agosto de 1998, lançada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que garante a qualidade do ar de interiores e a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes dos ambientes climatizados”, reforçou.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 23 pessoas morrem
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha