Saúde
Unidades de saúde em Maceió oferecem testes rápidos para doenças virais
Método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário
A equipe multiprofissional do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza em parceria com profissionais das unidades básicas de saúde do município, testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C em públicos considerados vulneráveis. O objetivo dos testes é detectar as doenças de forma precoce.
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. “Trabalhamos com equipes de saúde preparadas para acolher e aconselhar a todos os pacientes, em especial, àqueles detectados com sorologia positiva, que necessitam de suporte psicológico e encaminhamentos adequados”, destacou técnica do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.
O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.
Os resultados dos testes serão entregues à própria pessoa com documento de identificação, garantindo total sigilo dos exames. A equipe de saúde está preparada para encaminhar o paciente, caso necessário, para os serviços especializados para início do tratamento de forma célere. Casos de sífilis são encaminhados para as unidades de saúde do bairro e em caso de hepatite ou Aids, serão encaminhados para as unidades de referência, que são o Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Helvio Auto ou Hospital Universitário.
Transmissão
A Aids pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e de mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento (transmissão vertical).
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial