Saúde
Confira o perfil de quem está na mira do câncer de mama
Fique de fora das estatísticas que apontam o diagnóstico da doença em mais de 500 mulheres em Alagoas somente em 2016

O câncer de mama levou a óbito 115 alagoanas somente nos sete primeiros meses deste ano. Somente este ano, outras 520 deverão ter confirmado o diagnóstico da doença. Mas, e daí? Diante desta realidade, o que você pode fazer para não entrar nesses números?
Esse é o desafio proposto pela campanha Outubro Rosa e que vem permeando ações na Santa Casa de Maceió, como palestras e distribuição de botons, realizadas pela Cipa e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A receita para prevenir o câncer de mama é simples mas exige uma mudança de atitude. A lista de “ingredientes” inclui evitar a obesidade, manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar bebidas alcoólicas e reduzir a exposição a radiações ionizantes.
Segundo o mastologista João Aderbal, a receita inclui ainda outros ingredientes: “Estão mais predispostas a ter a doença mulheres que fazem uso da terapêutica conhecida como reposição hormonal, que deve ser realizada de forma criteriosa pelo médico; pessoas que tem lesões hiperplásicas da mama, pacientes com histórico familiar ou com mutações genéticas constatadas pelo médico através de exames oncogenéticos.
Diagnóstico
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial, que por serem muito pequenas (medindo milímetros) são difíceis de serem identificadas pelo autoexame.
O Instituto Nacional do Câncer indica que a mamografia seja realizada a cada dois anos entre 50 e 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda 40 anos ou de acordo com o histórico familiar.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série