Roteiro cultural
Exposição fotográfica “É Coisa de Preto” exalta a potência da negritude alagoana
A mostra celebra o Mês da Consciência Negra com arte, ancestralidade e representatividade.
Celebrando o Mês da Consciência Negra, a exposição fotográfica “É Coisa de Preto” chega ao Corredor das Artes, no Maceió Shopping (ao lado do cinema), para destacar a força, a beleza e a ancestralidade do povo negro alagoano. Com realização do Maceió 40º e curadoria do cantor e compositor Igbonan Rocha, o espaço está aberto para visitação desde a última terça-feira (11/11).
O projeto busca valorizar identidades, trajetórias e expressões que refletem o orgulho e a pluralidade da negritude em Alagoas. Cada imagem convida o público a reconhecer histórias de resistência, fé, cultura e representatividade que formam a base da sociedade do estado.
Com um olhar sensível e cuidadoso, os fotógrafos Flávio Cansação e André Palmeira, do Studio 40º, registraram os participantes em ensaios especialmente produzidos para a exposição. O resultado é um mosaico visual que combina estética, emoção e propósito social, reafirmando que ser negro é sinônimo de poder, sabedoria e protagonismo.
O curador Igbonan Rocha conta que o processo de seleção dos participantes foi guiado pela admiração e pela representatividade. “Quando o Maceió 40º me convidou para a curadoria, comecei a pensar em pretos e pretas que são destaque nas mais variadas áreas da nossa sociedade e comecei a convidá-los. Porém, algumas pessoas eu não conhecia! Vi passando pela rua ou pelo shopping e não tive problema em abordá-las, explicar o projeto e convidá-las. Todas aceitaram! E aí está ‘É Coisa de Preto’, que não tenho dúvidas de que será um sucesso!”, revela.
A escolha do nome “É Coisa de Preto” reflete uma ação estratégica e simbólica do curador, que ressignifica uma expressão historicamente usada de forma pejorativa, transformando-a em celebração da potência e da contribuição negra em todos os espaços.
Mais do que uma exposição, É Coisa de Preto é um manifesto visual. Um convite ao reconhecimento, ao respeito e ao orgulho de uma herança que molda a arte, a cultura e a identidade do povo alagoano.
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO
O coquetel de lançamento da exposição será realizado na sexta-feira, (14/11), a partir das 19h, em um evento aberto ao público. A noite promete celebrar a arte e a ancestralidade negra com uma programação especial, que inclui declamação de poesia com Isis Florescer, performance de dança de Luh Turbantes e Edu Passos, além de apresentações musicais de Dr. Betinho e Igbonan Rocha. Um encontro que une arte, música e resistência em uma só celebração da negritude alagoana.
SERVIÇO:
Exposição Fotográfica: É Coisa de Preto
Local: Corredor das Artes – Maceió Shopping (ao lado do cinema)
Visitação: a partir de 11 de novembro
Coquetel de lançamento: 14 de novembro, a partir das 19h
Realização: Maceió 40º e Stúdio 40º
Curadoria: Igbonan Rocha
Fotografia: Flávio Cansação e André Palmeira
Apoio: Maceió Shopping, Prefeitura de Maceió, Mercado das Artes 31, Ao Pharmaceutico
Entrada gratuita
Mais lidas
-
1Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
2Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha
-
3Sítio Capim
Acusada de matar ex-marido, médica Nádia Tamires é presa em Arapiraca
-
4Alan Carlos de Lima
Saiba quem é o médico morto na porta de UBS em Arapiraca
-
5Cultura e tradição
Sururu Circo retorna ao Circuito Penedo de Cinema com espetáculo plural e oficina aberta ao público




