Roteiro cultural
Destaladeiras de fumo mantêm viva a tradição cultural de Arapiraca com apresentação no Theatro Homerinho
Grupo de mulheres que entoavam cantigas durante o trabalho no fumo se apresenta nesta terça (23), com entrada gratuita
Símbolo da cultura popular de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, as destaladeiras de fumo seguem preservando e ecoando as histórias e os ritmos que marcaram a cidade nos tempos em que era conhecida como a "capital brasileira do fumo". Um grupo formado por sete mulheres se apresenta nesta terça-feira (23), às 19h, no Theatro Homerinho, com entrada gratuita.
A apresentação integra o projeto Giro das Tradições – No Caminho da Cultura Viva, que tem como objetivo valorizar e registrar saberes populares, garantindo que manifestações como as das destaladeiras continuem sendo contadas, vividas e admiradas por novas gerações.
Vozes que atravessam o tempo
As cantigas que o grupo entoa foram criadas nas longas madrugadas de trabalho, quando as mulheres passavam horas retirando os talos das folhas de fumo, no processo conhecido como destalagem. Para enfrentar o cansaço, embalavam a lida com vozes firmes e melodias próprias, que deram origem às chamadas "cantigas de salão de fumo".
O trabalho começava nas plantações, com a colheita e a secagem das folhas. Em seguida, já nos salões e armazéns, vinha a etapa da destalagem e seleção das folhas, que depois seriam enroladas em rolos para o beneficiamento. O esforço manual intenso deu origem a uma expressão artística espontânea, carregada de força e identidade cultural.
Com o declínio da produção de fumo na região, a atividade perdeu espaço, mas as memórias e os cantos das destaladeiras resistiram. Hoje, o grupo representa um elo vivo entre o passado e o presente, mantendo viva uma das mais fortes tradições da cultura arapiraquense.
A apresentação desta terça-feira é uma oportunidade de reencontro com as raízes da cidade, celebrando o protagonismo feminino e a riqueza do saber popular que moldou parte significativa da história de Arapiraca.
Mais lidas
-
1Luto!
Influenciador Carlos Filhar morre aos 47 anos e deixa carta de despedida nas redes sociais
-
21º de maio
Trabalhadores da indústria têm categoria exclusiva na Corrida Nacional do Sesi 2026
-
3Litoral Sul de Alagoas
Homicídios em série na Barra de São Miguel têm ligação com disputa entre facções
-
4BR-424
Jovem morre em colisão frontal entre carro de passeio e carreta no Polo Industrial
-
5Homicídio
Vítima é executada dentro de casa no Benedito Bentes



