Roteiro cultural

Vídeo: mestres da cultura de Alagoas são homenageados durante exposição

Por Lucas França com Tribuna Hoje 22/08/2025 10h44
Vídeo: mestres da cultura de Alagoas são homenageados durante exposição
Guerreiro Comigo Ninguém Pode - Foto: Edilson Omena

Em uma cerimônia emocionante realizada na Biblioteca Central do Cesmac, placas comemorativas em homenagem aos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas, foram entregues celebrando as contribuições de figuras importantes da cultura local. Entre os homenageados estavam o professor Ranilson França, representado por suas irmãs Marta Ruth e Raquel França, além de João Lemos, mestre guerreiro e presidente da Focuarte.

Ranilson França (in memoriam), lembrado com carinho e gratidão por sua dedicação ao folclore e à cultura popular alagoana, foi descrito como um "mestre" que não só preservava as tradições, mas também buscava reviver aquelas que estavam se perdendo. Suas irmãs, emocionadas, destacaram o impacto profundo que ele teve em suas vidas e na cultura do estado, especialmente no resgate de brincantes e na valorização do folclore.

O vice-reitor do Cesmac, professor Douglas Apratto, ressaltou a importância da integração entre educação e cultura, mencionando que o centro universitário se empenha em manter viva a tradição cultural de Alagoas, promovendo eventos como essa exposição fotográfica que homenageia grandes mestres.

Além de Ranilson, o mestre João Lemos, que também recebeu a placa em reconhecimento à sua luta pela valorização do folclore, falou sobre a importância do legado de seu amigo e mentor. Lemos, e sua equipe da Focuarte, dedicam-se à manutenção das tradições culturais alagoanas, como o Guerreiro "Comigo Ninguém Pode", uma manifestação folclórica que continua a ressoar nas gerações atuais.

Veja as entrevistas no vídeo abaixo.