Roteiro cultural
Vídeo: mestres da cultura de Alagoas são homenageados durante exposição
Em uma cerimônia emocionante realizada na Biblioteca Central do Cesmac, placas comemorativas em homenagem aos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas, foram entregues celebrando as contribuições de figuras importantes da cultura local. Entre os homenageados estavam o professor Ranilson França, representado por suas irmãs Marta Ruth e Raquel França, além de João Lemos, mestre guerreiro e presidente da Focuarte.
Ranilson França (in memoriam), lembrado com carinho e gratidão por sua dedicação ao folclore e à cultura popular alagoana, foi descrito como um "mestre" que não só preservava as tradições, mas também buscava reviver aquelas que estavam se perdendo. Suas irmãs, emocionadas, destacaram o impacto profundo que ele teve em suas vidas e na cultura do estado, especialmente no resgate de brincantes e na valorização do folclore.
O vice-reitor do Cesmac, professor Douglas Apratto, ressaltou a importância da integração entre educação e cultura, mencionando que o centro universitário se empenha em manter viva a tradição cultural de Alagoas, promovendo eventos como essa exposição fotográfica que homenageia grandes mestres.
Além de Ranilson, o mestre João Lemos, que também recebeu a placa em reconhecimento à sua luta pela valorização do folclore, falou sobre a importância do legado de seu amigo e mentor. Lemos, e sua equipe da Focuarte, dedicam-se à manutenção das tradições culturais alagoanas, como o Guerreiro "Comigo Ninguém Pode", uma manifestação folclórica que continua a ressoar nas gerações atuais.
Veja as entrevistas no vídeo abaixo.
Mais lidas
-
1Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
2Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
3MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'
-
4OSCAR ALAGOANO
Nono Oscar Alagoano será entregue no dia 22 de dezembro no Centro de Inovação do Jaraguá
-
5Turismo e economia
Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária




