Roteiro cultural
Alagoas Literária celebra 4 anos de fomento e resgate da cultura
Nascido como um grupo virtual, o coletivo atua no resgate da memória e do patrimônio cultural do estado
O coletivo Alagoas Literária, fundado em 10 de maio de 2021, celebra seus quatro anos de dedicação à produção, valorização e difusão da literatura alagoana. Nascido como um grupo virtual, o coletivo atua no resgate da memória e do patrimônio cultural do estado, publicando obras que reúnem autores de diversas regiões do Brasil.
O trabalho do grupo se consolidou através de duas séries de publicações:
"Contando Alagoas em Prosa e Versos": A primeira edição da obra, publicada em 2021, reuniu seis autores de Alagoas com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e cultural do estado. Já a segunda edição, lançada em 2022, expandiu o projeto, contando com a colaboração de 24 escritores de Alagoas, Bahia, Paraíba, Ceará e Sergipe. O lançamento aconteceu na 43ª edição do Chá de Memória, no Arquivo Público de Alagoas.
"Contando os Literatos e Notáveis da Terra dos Marechais Ontem e Hoje": Idealizada para resgatar a memória de personalidades alagoanas do passado e reconhecer figuras culturais atuais, a primeira edição da obra, em 2023, contou com 27 coautores de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais. A segunda edição, lançada em 20 de julho de 2024, reuniu 33 coautores de Alagoas, Bahia e Amazonas, e teve o apoio do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT).
Parcerias e Reconhecimento
O trabalho do Alagoas Literária é fruto de parcerias importantes. O coletivo agradece à União Brasileira de Escritores (UBE), subseção Arapiraca, e à Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA), ambas presididas por Carla Emanuele Messias de Farias. A editora Performance, que publica as obras desde 2022, também é destacada pela colaboração.
Em homenagem aos quatro anos do coletivo, o escritor João Bosco Torres compôs dois poemas. O primeiro, "Farol de Letras – Alagoas Literária", ressalta o papel de liderança de Matheus Cavalcanti, organizador do coletivo, e a importância do grupo em dar voz a autores do interior. O segundo poema, "Tributo à Memória da Cultura Alagoana", celebra a riqueza cultural do estado, mencionando Graciliano Ramos e Jorge de Lima, e reconhece o empenho de Matheus em incentivar a cultura alagoana.
Com sua atuação, o Alagoas Literária se consolida como um importante farol na cena literária de Alagoas, unindo escritores e valorizando as histórias e as personalidades que moldam a identidade cultural do estado.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
51º do Brasil
Alagoas vai estocar gás natural no subsolo